Título: Segundo turno em Rio Branco marca disputa acirrada entre PT e PSDB
Autor: Pupo, Fábio
Fonte: Valor Econômico, 26/10/2012, Política, p. A16

O acirramento que marcou o primeiro turno na disputa pela Prefeitura de Rio Branco manteve-se no segundo turno e os candidatos Marcus Alexandre (PT) e Tião Bocalom (PSDB) chegam às urnas empatados tecnicamente, segundo o Ibope.

Em pesquisa realizada pelo instituto entre os dias 17 e 19 de outubro, o petista aparece com 49% das intenções de voto e o tucano, com 47%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. Ainda se declaram indecisos 2% dos entrevistados, mesmo percentual dos que têm intenção de votar em branco ou anular o voto.

Em entrevista, o candidato tucano diz que pretende despertar o interesse da iniciativa privada no município por meio da atividade agropecuária. "Tudo o que a gente consome vem de fora, sendo que nossas terras são as melhores do país. Temos que produzir", diz. Para isso, Bocalom defende a criação de um órgão municipal de assistência à produção, que teria funções como a de levantar possíveis áreas de cultivo e oferecer capacitação a trabalhadores.

Bocalom, 59 anos, nasceu no Paraná, onde se formou em matemática e em ciências físicas e biológicas. Mora no Acre há 24 anos. Já foi filiado ao partido do regime militar, a Arena, e entrou no PSDB em 1997. Já foi prefeito de Acrelândia.

Já o candidato do PT tem 35 anos e é engenheiro civil. Considerado de perfil técnico, comandou o Departamento de Rodagem do Acre (Deracre), responsável pela obra bilionária de pavimentação da BR-364, que atravessa o Estado.

Alexandre não foi encontrado para comentar sua candidatura. Em seu site na internet, defende cinco eixos: ações nos bairros e soluções no trânsito; mais qualidade de vida e creches na comunidade; maior participação da juventude e da mulher; incentivo ao trabalho e à produção; e gestão ética e democrática. Ele representa a continuidade do grupo liderado pelos irmãos petistas Jorge Viana, senador, e Tião Viana, governador. A dupla está no comando do Estado pelo quarto mandato consecutivo e tenta o terceiro seguido na prefeitura da capital.

A hegemonia do PT, no entanto, vem sendo ameaçada no Estado. Tião Viana quase perdeu a eleição para governador em 2010 e Rio Branco foi a capital que deu a pior votação proporcional à então candidata Dilma Rousseff, nos dois turnos. Mesmo assim, Alexandre encerrou o primeiro turno na liderança: obteve 48,3% dos votos válidos e Bocalom, 43,85%.