Título: Agora o caos é da TAM
Autor: Hessel, Rosana
Fonte: Correio Braziliense, 30/11/2010, Economia, p. 13

Com cerca de um terço dos voos em atraso e 127 cancelamentos até as 20h de ontem, a maior companhia aérea brasileira é punida com a proibição da venda de passagens

Contrariando às expectativas de que acaba punindo apenas as companhias aéreas de pequeno porte, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) resolveu enquadrar a TAM, a maior empresa brasileira, dona de 42,83% do mercado nacional. Diante do grande número de atrasos e de cancelamentos de voos desde quinta-feira, pela primeira vez na história a concessionária teve a venda de bilhetes suspensa para todas as rotas domésticas com decolagem prevista até sexta-feira, 3 de dezembro.

Dados da Infraero mostraram que, até as 20h de ontem, dos 727 voos da TAM, mais de um terço (33,7%) tiveram problemas e 127 foram cancelados. ¿A intenção é evitar a ampliação dos problemas para os passageiros. A Anac identificou que a TAM apresenta atrasos e cancelamentos acima da média do setor. A expectativa é que a situação esteja normalizada até quarta-feira. Do contrário, novas medidas serão adotadas¿, declarou a agência reguladora. Em nota, a empresa alegou que os atrasos e os cancelamentos acima da média decorreram de remanejamentos na malha aérea da companhia.

A suspensão da venda de bilhetes só havia ocorrido uma vez, em 27 de setembro passado, contra a Webjet, dona de 5,6% do mercado e quarta colocada no ranking. No mês anterior, apesar dos inúmeros atrasos da Gol ¿ vice-líder, com 39,15% dos voos nacionais ¿, não houve punição. Na ocasião, a companhia alegou problemas no sistema de escala dos funcionários e foi apenas advertida.

Negligência A punição contra a TAM é comemorada por especialistas. Além de inédita, demonstra maturidade da Anac após a agência ter recebido uma enxurrada de críticas por ter deixado a Gol passar incólume. ¿A Anac teve coragem para suspender a venda de passagem de uma empresa aérea de grande porte. Isso deveria ocorrer com mais frequência, pois a negligência com o passageiro é cada vez mais cotidiana¿, comentou o diretor da Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon), Walter Moura.

A falta de respeito com o passageiro foi a queixa do servidor público Renan Freitas, 26 anos, contra a TAM. Ele chegou ontem às 8h30 no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, para embarcar às 9h42 para Brasília. ¿Fui tirado do meu voo e só consegui embarcar com mais de quatro horas de atraso¿, disse Freitas, que registrou reclamação no Juizado Especial do Tribunal de

Justiça do Aeroporto Juscelino Kubitschek. ¿Não tive assistência, muito menos justificativa, sobre o porquê do atraso. Vim reclamar, porque quero que essas empresas sejam punidas.¿

O bancário Leonardo Rodrigues Faria, 39 anos, não quis arriscar em voar com a TAM ontem à tarde com destino ao Rio de Janeiro e trocou o bilhete por um assento na Gol. Ele contou que, na sexta-feira, o voo da TAM que decolaria às 15h37, em Fortaleza, com destino a Brasília atrasou mais de uma hora e meia. ¿A companhia não deu explicações. Apenas pediu desculpas e disse que faltou uma comissária de bordo. Isso lá é desculpa que se dê?¿, questionou, indignado.

A suspensão da venda de bilhetes da maior empresa aérea nacional preocupa os agentes de viagens. O feriado de hoje no Distrito Federal ajuda a minimizar o impacto, mas a previsão é de que o caos reine a partir de amanhã. ¿Cerca de 60% dos nossos bilhetes são emitidos pela TAM. As demais não terão como suprir a nossa necessidade de voos, pois eles já estão lotados tanto na Gol quanto nas demais empresas¿, afirmou Wellington Souza, executivo de contas da BB Turismo.

Paralisação Para piorar o cenário, os sindicados dos aeronautas e dos aeroviários realizam, hoje, assembleias em todo o país para decidir se entrarão em greve. ¿Os funcionários estão insatisfeitos e trabalhando no limite. A carga horária está insuportável para todos e o caso da TAM é o mais complexo, pois a empresa paga por quilômetro voado¿, desabafou o secretário do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Sergio Dias.

INFRAERO S/A A CAMINHO » Futura ministra do Planejamento, Miriam Belchior confirmou ontem que a presidente eleita, Dilma Rousseff, está analisando a abertura do capital da Infraero, conforme noticiou o Correio na semana passada. ¿A presidente eleita está analisando com extremo cuidado essa possibilidade, tendo em vista a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Acho que ela deverá ter novidades quanto a isso quando fizer o anúncio referente aos demais ministérios¿, declarou, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).