Título: Lindbergh Farias e Garotinho saem fortalecidos para eleições em 2014
Autor: Moura , Paola de
Fonte: Valor Econômico, 29/10/2012, Política, p. A18

O PMDB do Rio não é mais o mesmo. O partido, que em 2008 conquistou 36 municípios, terminou as eleições deste ano com 25. Além disso, contabilizou derrotas importantes. Apesar de ter sido vitorioso na capital já no primeiro turno, com conquista histórica do prefeito Eduardo Paes (PMDB), que atingiu 64,6% dos votos válidos, o partido do governador Sérgio Cabral perdeu em municípios de peso. Um deles é São Gonçalo, segundo maior colégio eleitoral do Estado, com 665 mil eleitores. Em Duque de Caxias, com 604 mil, Cabral também foi derrotado, assim como em Petrópolis, com 201 mil, maior município da Região Serrana.

O resultado destas eleições no Estado do Rio demonstra que a disputa em 2014 será mais acirrada para o partido, que, por enquanto, mantém a pré-candidatura do vice-governador Luiz Fernando Pezão. No entanto, as urnas apontam que o ex-governador e deputado federal Anthony Garotinho (PR) ainda detém força no interior. O partido dele cresceu de três prefeituras para sete, com uma grande conquista em São Gonçalo, a maior derrota do PMDB.

Em São Gonçalo, o candidato vencedor, Neilton Mulim, conseguiu uma reviravolta, pois no primeiro turno chegou em segundo lugar com 25,21%, ante a 41,65% de Adolfo Konder (PMDB). A candidata pemedebista, a prefeita Graça Matos, ficou em terceiro com 24,47%. Mesmo assim, Cabral realizou intensa campanha para Konder e acabou sendo derrotado pela família Garotinho, que chegou até a se mudar para a cidade. Na última semana, estavam lá o deputado, sua mulher, a ex-governadora e prefeita reeleita de Campos, Rosinha Garotinho (PR), e a filha do casal, a deputada estadual Clarissa Garotinho (PR), que foi candidata a vice-prefeita no Rio em parceria com o DEM. Mulim obteve 56,78% dos votos válidos e Konder, 43,22%.

Quem também saiu fortalecido destas eleições foi o senador Lindbergh Farias (PT). Com eterno desejo de tornar-se governador do Estado, o partido de Lindbergh ganhou mais uma prefeitura, cresceu de 10 para 11, conquistando ontem Niterói, com o apoio do PMDB. Mas o senador conquistou outras vitórias importantes, principalmente onde enfrentou o governador: em Duque de Caxias, em Petrópolis e em Macaé (primeiro turno).

Ontem, foi eleito em Duque de Caxias o deputado federal Alexandre Cardoso (PSB) com 51,51% dos votos válidos, enfrentando o candidato do PMDB, o também deputado federal Washington Reis, com 43,22%. Lindbergh envolveu-se na campanha de Cardoso e acompanhou a apuração ao lado do candidato. Em Petrópolis, o senador também apoiou o candidato vitorioso, o ex-prefeito Rubens Bomtempo (PSB), com 56,05%, contra Bernardo Rossi (PMDB), com 43,95%.

Além de unir o PT local, que há duas eleições não tem candidato próprio na capital ou no Estado, sempre apoiando o PMDB, Lindbergh quer atrair para sua campanha partidos da base de Cabral, como o PSB, e para isso afastou-se da aliança com Cabral. O governador recebe apoio de Lula e da presidente Dilma Rousseff.

O partido do governador Eduardo Campos (PSB), que também esteve no Rio neste segundo turno fazendo campanha para seus candidatos, foi outro que apresentou forte crescimento nesta eleição. Em 2008, governava três cidades e agora chegou a oito, ganhando importância no cenário local. Venceu nas duas maiores agora no segundo turno: Duque de Caxias com 607 mil eleitores, a terceira maior cidade do estado e a segunda em arrecadação, e Petrópolis, a maior cidade da região serrana, com 241 mil eleitores.

Neste segundo turno, o PMDB manteve a prefeitura de Volta Redonda, derrotando o PR. O prefeito Antonio Francisco Neto foi reeleito com 55,15% dos votos, derrotando o deputado federal Jorge de Oliveira, o Zoinho, com 44,85%. O partido do governador também conquistou Nova Iguaçu, o segundo maior município da Baixada com 561 mil eleitores. O deputado federal Nelson Bornier venceu com 55,30% votos a atual prefeita Sheila Gama (PDT). A prefeita, que sucedeu o senador Lindbergh quando deixou a prefeitura da cidade para concorrer ao Senado, tinha o apoio do PT, mas não obteve o endosso do senador.

Houve uma cidade, no entanto, em que Cabral e Lindbergh estavam unidos: Niterói. Lá o candidato do PT, Rodrigo Neves, foi secretário de Assistência Social do Estado e, por isso, obteve o apoio de Cabral desde o primeiro turno. Neves conquistou 52,55% do votos válidos contra Felipe Peixoto (PDT), que obteve 47,45% dos votos. Tanto Cabral quanto Lindbergh contam como sua a vitória na cidade de Niterói.

O sétimo município onde houve segundo turno, Belford Roxo, na Baixada Fluminense, registrou vitória inédita do PCdoB. Dennis Dauttman atingiu 61,46% dos votos válidos, contra Waguinho do PRTB, com 38,54%.

O Estado do Rio manteve ontem um alto índice de prisões. Campeão nacional no primeiro turno com 758 presos, ontem foram 158 prisões, incluindo um policial militar e quatro vereadores, segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), Luiz Zveiter. Cinquenta prisões ocorreram em Duque de Caxias, oito em Nova Iguaçu, 32 em Niterói, 60 em São Gonçalo e três em Petrópolis, por boca de urna.

Entre os vereadores presos está Margarete da Conceição de Sousa (PSD), de Duque de Caxias, presa por transporte de eleitores e compra de votos. Ela foi flagrada com R$ 1,5 mil. A vereadora foi reeleita. Outros vereadores presos foram Aldecyr Maldonado (PMDB), Marcelo da Sila Vieira, conhecido como Marcelo Amendoim (PDT), ambos de São Gonçalo, e Cristiane Rodrigues Guedes (PPS), de Belford Roxo.