Título: Candidatos apoiados por Aécio vencem em Minas
Autor: Moura , Marcos de
Fonte: Valor Econômico, 29/10/2012, Política, p. A19

O PT foi derrotado ontem em três das quatro cidades mineiras que tiveram segundo turno. Os candidatos apoiados pelo senador Aécio Neves (PSDB) foram eleitos. No balanço do primeiro e segundo turnos, no entanto, os dois partidos disseram ter saído fortalecidos para a próxima disputa: as eleições para governador em 2014.

Ontem, Contagem, Juiz de Fora e Montes Claros elegeram candidatos do PCdoB (Carlin Moura), PMDB (Bruno Siqueira) e PRB (Ruy Muniz), todas legendas da base do governo da presidente da República, Dilma Rousseff, mas que na disputa municipal em Minas tiveram o apoio do PSDB, do senador Aécio Neves. Ele gravou mensagens de apoio para os três candidatos e o presidente do PSDB de Minas, o deputado federal, Marcus Pestana, participou ativamente das campanhas.

Os candidatos petistas tiveram o apoio da própria Dilma e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que gravaram vídeos pedindo votos aos correligionários. Aécio e Dilma deverão disputar a Presidência da República em 2014.

Em Uberaba, o PT não disputou a prefeitura, mas apoiou o candidato do PMDB, Paulo Piau, que venceu ontem a disputa por uma pequena margem.

O presidente do PSDB em Minas, o deputado federal Marcus Pestana, disse que os resultados reforçam a aprovação do partido no Estado, que tem o governo e várias cidades importantes. Na região metropolitana, governa um terço do eleitorado, segundo ele. "Estamos muito bem posicionados em termos de apoio para as eleições de 2014 para o governo do Estado", disse. Para a Presidência da República, Aécio Neves, segundo Pestana, já conta com um forte apoio.

O PSDB não tem um nome claro para disputar o governo daqui a dois anos. O governador Antonio Anastasia (PSDB) não pode mais se reeleger. Os tucanos estão no governo desde 2002, quando elegeram Aécio para seu primeiro mandato.

Mas a base de prefeitos tucanos e o prestígio eleitoral de Aécio no Estado tende a aplainar o caminho para quem for candidato. O PSDB governará 143 cidades, entre elas Betim, Varginha Diamantina e Teófilo Otoni. Em Belo Horizonte, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) foi reeleito tendo Aécio como principal aliado.

O PT governará menos cidades em Minas que os tucanos. Serão 114. Mas com uma vantagem clara: terá sob sua gestão 800 mil pessoas a mais do que o PSDB, disse o presidente do PT no Estado, o deputado federal Reginaldo Lopes. Entre as cidades que terão prefeitos petistas estão Ipatinga, Governador Valadares, Uberlândia, Poços de Caldas e São João Del Rey.

O PSDB perdeu prefeituras em relação a 2008. Naquele ano, conquistou 158 cidades. "O balanço que fazemos é que os mineiros começam a desconfiar dos resultados das políticas públicas implementadas no Estado nos últimos 20 anos", disse Lopes, referindo-se às gestões tucanas. Segundo ele, o desempenho do PT e o número de votos expressivos obtidos por Patrus Ananias - candidato derrotado em BH - reorganizou o partido no Estado. "Isso dá a [Fernando] Pimentel uma candidatura natural em 2014", disse. Ex-prefeito da capital mineira, Pimentel, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, é a principal liderança petista em Minas.