Título: CVC recebe autorização do DAC para criar sua própria companhia aérea
Autor: Carolina Mandl e Chico Santos
Fonte: Valor Econômico, 06/01/2005, Empresas & Tecnologia, p. B2

A CVC Viagens obteve autorização preliminar do Departamento de Aviação Civil (DAC) para operar uma companhia aérea, a FG Linhas Aéreas. De acordo com Guilherme Paulus, presidente da CVC, a intenção da empresa é constituir uma operadora de vôos fretados nacionais e internacionais, que pode vir a se chamar Samba. Hoje, essas viagens são feitas por meio de parcerias com as companhias aéreas TAM, Varig e Gol. No ano passado, a CVC contratou 1.500 vôos, o que representou um volume 40% superior em relação a 2003. Os fretamentos representam 70% da receita da CVC. Mas, de acordo com Paulus, o pedido de registro da companhia no DAC não significa que ela começará a operar em breve. "Hoje não pretendemos iniciar os vôos, mas, diante dos problemas da Varig, pode haver uma mudança no setor aéreo e não queremos correr o risco de ficar sem oferta", afirma o presidente da CVC. O DAC, por intermédio da sua assessoria de imprensa, confirmou que está em tramitação um processo de criação da FG Linhas Aéreas. O departamento informou que já foram cumpridas as exigências jurídicas (aspectos legais) e que agora falta a parte mais demorada, que é a da comprovação da capacidade técnico-operacional. Não há um prazo para a conclusão dessa fase. Para a aprovação final, a FG precisa das aeronaves, bens que a nova companhia ainda não possui. Segundo Paulus, a FG poderia utilizar seis Fokker-100 que hoje estão em poder da TAM. Desde 1998, a TAM vem se desfazendo desses aviões. Hoje, ela tem 21 aeronaves deste modelo. Além de repassar as aeronaves, a TAM também faria a manutenção desses aviões no centro que a empresa detém em São Carlos (SP). Para organizar todo o processo de aprovação da FG, Paulus afirma que seria necessário cerca de um ano. Procurada pelo Valor, a TAM informou que não possuía porta-vozes naquele momento que pudessem confirmar essa informação. Os vôos da FG atenderiam os destinos mais requisitados por clientes da CVC, entre eles Serras Gaúchas, Salvador, Porto Seguro, Vitória, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçú e Porto Alegre, com apoio de equipes de terra nos principais aeroportos centrais das regiões Nordeste, Sul e Sudeste. Hoje, ao contrário da Europa, não existe no Brasil uma companhia que opere apenas fretamentos. (Com agência O Globo)