Título: Furacão deve frear economia dos EUA neste 4º trimestre
Autor: Mitchell, Josh ; Reddy, Sudeep
Fonte: Valor Econômico, 31/10/2012, Especial, p. A16

Casal olha os destroços de sua casa em Breezy Point, zona litorânea do Estado de Nova York; tempestade Sandy destruiu mais de 50 residências na região

A supertempestade Sandy representa um golpe à economia dos EUA que vai reverberar por semanas, com problemas para o comércio da região mais populosa do país, a destruição de bilhões de dólares em propriedades e a provável alta da gasolina.

Pela Costa Leste, restaurantes, concessionárias de carros e outros varejistas provavelmente verão suas vendas caírem. Muitos trabalhadores não vêm sendo pagos pelas horas perdidas. As remessas de mercadorias pelos portos e aeroportos vêm sofrendo atrasos.

Isso drenará bilhões de dólares da economia em um momento em que o crescimento já é lento. Boa parte dessa atividade econômica será adiada ou transferida, algo como quando o dinheiro não gasto na cafeteria nesta semana é usado no cinema na próxima. E outros setores vão se recuperar, com funcionários de concessionárias públicas ganhando horas extras, trabalhadores da construção civil iniciando as tarefas de reconstrução e proprietários de imóveis comprando materiais para reparar danos. Muitos supermercados e lojas de materiais de construção e decoração registraram alta nas vendas em meio aos preparativos das pessoas para enfrentar a tempestade.

Ainda assim, os danos de curto prazo provavelmente farão com que a economia cresça menos no último trimestre do ano do que durante o verão americano, quando houve expansão anual moderada, de 2%, segundo analistas.

A empresa de consultoria IHS Global Insight estimou ontem que a tempestade poderá cortar 0,6 ponto percentual do ritmo anual de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país no quarto trimestre. Isso não engloba todo o impacto, porque o PIB mensura apenas o valor da produção de bens e serviços da economia, sem incluir o patrimônio destruído.

Ontem, as primeiras estimativas indicavam que a tempestade já causou aproximadamente US$ 20 bilhões em danos a propriedades e infraestrutura - estradas, pontes, prédios comerciais e casas, segundo a IHS. Em comparação, o furacão Irene, em 2011, provocou danos de US$ 15 bilhões na infraestrutura, também segundo a IHS.

"Não é catastrófico, mas não é trivial", observou o economista Gregory Daco, da IHS. "Estamos vendo grandes interrupções no fluxo de comércio, tanto no lado das importações como no das exportações. Estamos vendo interrupções em termos de construção, de produção industrial e também de serviços - cinemas fechados, seu supermercado local pode não ter aberto as portas. É um número de impactos combinados que, no total, afeta a economia dos EUA."

Em uma loja de Towson, Maryland, a Sofa Store, só dois compradores apareceram na segunda-feira, em vez dos cerca de 40 que normalmente visitam a loja, segundo gerente-geral Jason Brager. "Estava praticamente uma cidade fantasma", afirmou. Brager disse que muitas das vendas da loja de móveis perdidas pelo mau tempo serão concretizadas posteriormente. "Quando as pessoas possam voltar a sair por aí, vamos ter um pequeno salto nos negócios", disse.

Estimativas de danos com a tempestade Sandy poderiam aumentar nos próximos dias, por mais inundações. Muitas perdas de propriedade serão cobertas por seguros governamentais ou privados. Ontem, o Departamento de Trabalho dos EUA informou que pretende divulgar o relatório sobre emprego relativo a outubro na sexta-feira, como programado. Os números, baseados em pesquisas do início do mês, não serão influenciados pela tempestade.

Os motoristas deverão ser afetados pelo aumento na gasolina. A IHS estima que 70% das refinarias da Costa Leste estavam paralisadas na segunda-feira à noite. Isso trará falta de estoque, o que provavelmente se traduzirá em preços mais altos na bomba de gasolina.

A tempestade levou os preços futuros da gasolina a subir entre US$ 0,10 e US$ 0,15 o galão (3,785 litros) e um aumento similar poderia chegar às bombas de gasolina nos postos, disse Daco, da IHS. Qualquer alta, diz, deverá durar apenas poucos dias. Em comparação, o furacão Isaac, neste ano, causou aumento temporário de US$ 0,45 no galão no varejo, diz Daco. A alta foi maior porque o furacão atingiu o Golfo do México, paralisando não apenas refinarias, mas também a extração de petróleo.

Os preços da gasolina servem de munição política na acirrada campanha presidencial e outras disputas eleitorais. Os candidatos poderiam tentar usar os aumentos da gasolina relacionados à tempestade para tentar ganhar pontos políticos nos dias finais da campanha.

O presidente Barack Obama e o candidato republicano Mitt Romney se confrontaram sobre o preço da gasolina nos debates da campanha neste mês. O Sandy afetou uma área maior do que a maioria das tempestades costuma afetar, atingindo uma população maior e mais setores industriais.