Título: Em SP, indústria cresce após cinco trimestres em queda
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 01/11/2012, Brasil, p. A3

A indústria de transformação paulista deve crescer 1,1% nos últimos três meses de 2012, em relação ao trimestre anterior. Entre julho e setembro, o setor registrou o primeiro trimestre de crescimento após cinco períodos de queda. O avanço foi de 1,2%, de acordo com o Indicador de Nível de Atividade (INA), calculado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O resultado minimizou as perdas de 1,3% no segundo trimestre e de 1,6% no primeiro trimestre, sempre na comparação com o trimestre anterior, permitindo à Fiesp revisar projeção para 2012: a queda passou de 5% para 4,5%.

Embora veja sinais de recuperação da indústria nos resultados do terceiro trimestre e na perspectiva para o quarto, Paulo Francini, diretor do departamento de pesquisas e estudos econômicos da Fiesp, classifica como fraca a retomada da atividade do setor. "Esperávamos que a indústria reagisse mais prontamente e com vigor aos incentivos do governo, mas a situação lá fora está dificultando a recuperação", disse.

Para Francini, a redução dos juros e do spread bancário e o câmbio estável contribuem para uma mudança positiva no setor, mas a insegurança gerada pela crise internacional ainda pesa nos negócios. A Fiesp prevê que a participação da indústria nacional no Produto Interno Bruto (PIB) continuará recuando, devendo cair de 14,6% em 2011 para 14% neste ano. Na década de 1980, o setor chegou a responder por 27% do PIB.

Para 2013, entretanto, a perspectiva da Fiesp para a indústria paulista é positiva. Ainda que o setor não cresça durante todo o ano, o INA apresentaria alta de 1,5%, pelos cálculos da entidade, apenas pela herança estatística. (FL)