Título: Uruguai fala em um socialismo diferente do da Venezuela
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 22/03/2007, Internacional, p. A15

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, veio a público dizer que tem proximidades, mas também diferenças grandes com o socialismo pregado pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Vázquez vem mantendo um processo de aproximação com os EUA e, apesar das negativas do governo, analistas acham que um Tratado de livre Comércio pode estar mais claro no horizonte.

"É natural que sejamos diferentes. Se recorrermos à história e chegarmos aos tempos de nossos próceres, poderemos resgatar também as diferenças de pensamento entre nossos libertadores", disse Vázquez ao semanário "Hebreo", de Montevidéu.

"Simón Bolívar [herói da independência venezuelana] e José Gervasio Artigas [herói da independência uruguaia] não tinham concepções idênticas de pensamento", disse o presidente uruguaio, que se elegeu tendo um programa de governo socialista e acabando com a alternância tradicional de poder entre blancos e colorados - as duas principais correntes políticas do país desde o início do século XIX.

O presidente uruguaio disse que não pretende "repetir nenhuma experiência de nenhum outro país". "Queremos ter uma esquerda adaptada à realidade histórica e cultural do Uruguai."

Vázquez, que enfrentou críticas por sua recente aproximação com Washington, defendeu a decisão de seu governo de receber o presidente americano, George W. Bush, no começo do mês. Vázquez pregou o estabelecimento de um novo marco nas relações com os EUA. Chávez, por sua vez, classificou o giro de Bush na região de "hipócrita".