Título: Senador do PR rejeita acordo com o PT paulistano
Autor: Di Cunto, Raphael
Fonte: Valor Econômico, 01/11/2012, Política, p. A15

Suplente da senadora Marta Suplicy (PT-SP), que está licenciada enquanto ocupa a função de ministra da Cultura, o senador em exercício Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP) afirmou nesta ontem, em nota, que não pretende disputar a presidência da Câmara Municipal de São Paulo, na qual é vereador licenciado.

"Faço esse esclarecimento em razão das constantes versões publicadas pela imprensa. Entendo que existem outros nomes a serem considerados para o posto", disse o senador, em comunicado escrito por sua assessoria.

As "constantes versões" dão conta de que Rodrigues poderia desistir de ficar no Senado se, em articulação com o PT do prefeito eleito Fernando Haddad, fosse eleito presidente da Câmara Municipal de São Paulo em 2013. Reeleito, o vereador licenciado já exerceu a função por dois anos, de 2009 a 2010, e é um dos principais articuladores da Casa.

Petistas e aliados discutem a possibilidade por duas razões. A primeira é que, se Rodrigues desistir do Senado, a vaga ficará para o secretário de organização nacional do PT, Paulo Frateschi, segundo suplente de Marta. Se não desistir, terá que renunciar ao mandato de vereador e sua vaga irá para o ex-comandante da Polícia Militar, Álvaro Camilo (PSD).

A outra razão seria ter um aliado com influência na Câmara para contrapor o prefeito Gilberto Kassab (PSD), que tenta formar seu próprio grupo para manter parte do controle do Legislativo mesmo deixando a prefeitura. Os petistas já sinalizaram que, embora Kassab se diga disposto a colaborar, não querem ficar na mão do prefeito.

Na nota, Rodrigues diz que não tem interesse em assumir a presidência da Câmara de São Paulo em 2013 porque acaba de ser indicado para o cargo de 1º secretário nacional do PR e, no próximo ano, estará envolvido na campanha de filiação da legenda. "Vamos buscar novos quadros para que o partido tenha em 2014 um desempenho tão bom quanto o alcançado em 2010", afirmou.