Título: Líder do PDT pede instalação de CPI para investigar institutos de pesquisas
Autor: Martins, Daniela
Fonte: Valor Econômico, 01/11/2012, Política, p. A16

O líder do PDT na Câmara, deputado André Figueiredo (CE), protocolou ontem pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os institutos de pesquisas eleitorais. Figueiredo diz ter coletado 225 assinaturas de deputados que apoiam o requerimento. O número mínimo necessário para requerer a criação desse tipo de comissão é de 171 assinaturas.

A CPI deverá investigar possíveis manipulações de resultados publicados pelos institutos de pesquisa para as eleições de 2012. O parlamentar toma como base as divergências entre as pesquisas e os resultados obtidos no primeiro turno das eleições para prefeito neste ano. Figueiredo quer apurar se houve tentativa de influenciar o eleitor.

"A soberania popular é exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto e manipulá-la é ferir de morte a legitimação do próprio poder constituído. E tudo está a indicar tenha havido, nestas eleições, dadas as significativas divergências apuradas e divulgadas em diversas localidades em todo o Brasil", diz a justificativa do requerimento de abertura da CPI.

Figueiredo cita que na disputa pela Prefeitura de Curitiba, a pesquisa errou quem iria para o segundo turno. Segundo a pesquisa divulgada, estimava-se que haveria segundo turno entre Ratinho Jr. (PSC), com 34% das intenções de voto, e Luciano Ducci (PSB), atual prefeito e candidato derrotado à reeleição, com 29%. Contudo, Gustavo Fruet (PDT), que aparecia em terceiro lugar, com 24%, foi para o segundo turno. Fruet foi eleito no domingo.

"Se houve algo que uniu os políticos nestas eleições foi a indignação contra a manipulação que é feita em todas as cidades do país por institutos de pesquisa", diz o parlamentar no pedido de abertura da CPI.

Segundo ele, antes de se iniciar as investigações será necessário o levantamento das pesquisas registradas nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para se fazer um filtro daquelas em que ocorreram "deturpações" com o resultado final das urnas. O pedido de criação desta CPI entrará na fila da Casa. Atualmente, aguardam para serem instaladas outras oito comissões. (Com agências noticiosas)