Título: Carlos Eduardo confirma favoritismo em Natal
Autor: Moreira , Talita
Fonte: Valor Econômico, 29/10/2012, Política, p. A21

O candidato do PDT, Carlos Eduardo Alves, confirmou seu favoritismo e foi eleito o novo prefeito de Natal - impedindo o PMDB de voltar ao cargo que não ocupa desde o pleito de 1985.

Com 58,31% dos votos válidos, Carlos Eduardo superou o peemedebista Hermano Moraes, que terminou a disputa com 41,69%. Ele substituirá a prefeita Micarla de Souza (PV), que não chegou a concorrer a um novo mandato e deixa o cargo com baixa popularidade.

"Natal teve quatro anos de retrocesso e não está acompanhando o crescimento do Brasil", disse Carlos Eduardo em seu primeiro pronunciamento após a definição do resultado, transmitido pela Rádio Globo. Ele já foi prefeito da cidade entre 2002 e 2008.

Para o PMDB, o resultado das eleições em Natal não se resume à derrota de Moraes. Foi também uma derrota para alguns dos principais caciques nacionais da legenda - sobretudo o líder do partido na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, e, em última instância, o vice-presidente da República, Michel Temer.

Desde as eleições municipais de 1985, com Garibaldi Alves Filho, o PMDB não chega à Prefeitura de Natal. O partido é dominado, no Rio Grande do Norte, pelo clã dos Alves. Carlos Eduardo pertence à família, mas representa uma dissidência. É adversário político de Garibaldi e Henrique Eduardo, embora sejam primos. O futuro prefeito tem como principal aliada a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), que disputou as eleições municipais como vice em sua chapa. A Coligação União por Natal, encabeçada por eles, foi formada por PDT, PSB, PTN, PPS, PPL, PRB, PSD e PHS.

Para o segundo turno, Carlos Eduardo conseguiu outro apoio importante: Fernando Mineiro, do PT, que disputou as eleições e terminou a etapa inicial em terceiro lugar e com votação muito acima do que indicavam as pesquisas.

O PT se aliou a Carlos Eduardo apesar das negociações de seu diretório nacional para garantir o apoio do PMDB a Fernando Haddad em São Paulo. Em troca de uma aliança na capital paulista no segundo turno, a liderança peemedebista queria reciprocidade dos petistas em Florianópolis e Natal, o que não aconteceu.

O futuro prefeito de Natal liderou as pesquisas de opinião durante toda a corrida eleitoral e volta a governar a cidade após um intervalo de quatro anos. Carlos Eduardo chegou à Prefeitura de Natal pela primeira vez em 2002 - quando a então prefeita, Wilma de Farias, deixou o cargo para disputar o governo estadual e ele, vice, assumiu o posto. Em 2004, foi eleito para um novo mandato.

Carlos Eduardo volta ao cargo após a polêmica gestão de Micarla de Souza, que terminou seus quatro anos à frente da prefeitura com índice de rejeição de 92%. Em sua campanha, o pedetista prometeu nomear um secretariado técnico e implantar um programa emergencial para resolver os problemas mais urgentes da cidade - coleta de lixo deficiente e buracos nas ruas são apontados como os principais deles.

Segundo Carlos Eduardo, o conhecimento que acumulou na prefeitura em seus mandatos anteriores vai ajudar "a normalizar a vida de Natal". Micarla já aliada e foi vice-prefeita de Carlos Eduardo, mas rompeu com ele em 2006.