Título: Holanda Júnior (PTC) derrota João Castelo (PSDB) em São Luís
Autor: Rosa , Silvia
Fonte: Valor Econômico, 29/10/2012, Política, p. A22

O candidato Edivaldo Holanda Júnior (PTC) venceu o segundo turno da eleição para prefeito em São Luís (MA), derrotando o candidato João Castelo (PSDB) com 56,06% dos votos válidos.

O candidato do PTC repetiu o resultado obtido no primeiro turno, em que liderou a votação com 36,44% dos votos válidos. Holanda Júnior teve como padrinho político o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), que chegou a disputar o segundo turno para prefeito de São Luís em 2008 e tem intenção de concorrer ao cargo de governador do Estado em 2014. O candidato também é apoiado pelo atual governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e pelo PDT.

Com isso, o PTC confirma três prefeituras no Estado do Maranhão, elegendo prefeitos também nos municípios de Barro do Corda e Pedro do Rosário.

Apesar de não conseguir a prefeitura de São Luís, o PMDB, partido da atual governadora do Estado, Roseana Sarney, conseguiu o maior número de prefeituras no Maranhão, vencendo em 47 dos 216 municípios no primeiro turno. Ao todo, o Maranhão conta 4.588.855 eleitores.

Já o PSDB conseguiu oito prefeituras no Estado, incluindo o município de Imperatriz, o segundo maior colégio eleitoral do Maranhão, com 159.326 eleitores. Em São Luís, Castelo, atual prefeito da capital maranhense, contou com o apoio do senador Aécio Neves (PSDB-MG) na campanha no segundo turno, mas não conseguiu se reeleger, ficando em segundo lugar com 43,94% dos votos válidos.

A eleição em São Luís contou com o envio de tropas federais para reforçar o esquema de segurança no segundo turno. A solicitação de apoio foi feita pelos candidatos João Castelo e Edivaldo Holanda Jr. ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), após a divulgação de um vídeo na internet, em que Holanda Jr. aparece conversando com policiais e bombeiros militares sobre um suposto apoio. Holanda Jr., no entanto, nega ter tratado desse assunto.

O advogado Edivaldo Holanda Júnior (PTC), 34 anos, foi vereador em São Luís por duas vezes consecutivas e elegeu-se deputado federal em 2010, cargo do qual licenciou-se para disputar a eleição para prefeito na capital.

Ao todo 528.631 eleitores foram às urnas em São Luís, que registrou um índice de abstenção de 22,04% do eleitorado, de 678.070 pessoas. Os votos em brancos somaram 2,25% do total de votos e nulos 3%.