Título: Com Nazif, PSB vai usar Porto Velho como vitrine para crescer no Norte
Autor: Rittner , Daniel
Fonte: Valor Econômico, 29/10/2012, Política, p. A24

Sem o aperto indicado pelas pesquisas, o deputado licenciado Mauro Nazif foi eleito em Porto Velho com 63,03% dos votos válidos, garantindo uma vitória tranquila ao PSB. O partido espera usar a administração municipal como "vitrine" e transformar a capital de Rondônia em plataforma na região Norte, onde ainda se mostra pouco consolidado.

Lindomar Garçon terminou com 36,97% dos votos e frustrou a última esperança do PV em governar uma capital brasileira até o fim de 2016. Ele havia chegado na frente, no primeiro turno, e recebeu um apoio crucial para a reta final da campanha: o do ex-governador e senador Ivo Cassol (PP), principal cacique político do Estado. Também contou com o apoio dos tucanos, mas esbarrou na imagem populista que ele mesmo cultivou, além de ter tido desempenho questionável nos últimos debates televisivos.

Nazif, médico de formação, exercia o segundo mandato consecutivo como deputado federal até licenciar-se para concorrer à prefeitura. Antes de filiar-se ao PSB, o que ocorreu em 2000, havia feito toda a sua carreira política - incluindo dois mandatos como vereador e três como deputado estadual - pelo PSDB.

No segundo turno, ao qual chegou por uma diferença de menos de três mil votos, envolveu diretamente o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o deputado e ex-jogador Romário - ambos do PSB. Campos esteve na cidade e gravou participação na propaganda eleitoral gratuita. Romário foi mais espalhafatoso, participando de comício e carreata com Nazif, que também recebeu a adesão - embora informal - do PT.

Mesmo assim, o prefeito eleito atribuiu sua vitória ao trabalho da militância. "Não tivemos formiguinhas, tivemos militantes envolvidos na campanha, gente que acredita de fato nas nossas propostas, nos nossos princípios, tanto do PSB quanto do PDT [que faz parte da coligação]. Essas pessoas fizeram a diferença e tiveram um rendimento de propagação de ideias muito maior do que de pessoas que participam de campanhas apenas como forma de sustento", afirmou Nazif.

A missão que o pessebista tem pela frente inclui dar um jeito na precariedade da infraestrutura urbana, com um complexo inacabado de viadutos, além de grande parte da cidade à espera de pavimentação das ruas. Na área de saúde, um dos eixos centrais da campanha, a promessa é instalar um pronto-socorro municipal. Outra pendência importante, embora de responsabilidade estadual, é a escassez de saneamento básico - apenas 2% da população tem acesso à coleta de esgoto, o pior índice em capitais brasileiras, segundo o IBGE.

Entre 2007 e 2011, o número de habitantes de Porto Velho passou de 369 mil para 435 mil, entre 2007 e 2001. Essa expansão é atribuída à construção das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira.

No horizonte de governo de Nazif, entre 2013 e 2016, ele precisará lidar com a desmobilização dos trabalhadores - cerca de 35 mil - empregados atualmente nos canteiros das hidrelétricas e que deixarão progressivamente as obras. A prefeitura e o governo do Estado já têm buscado atrair indústrias e instalar uma zona de processamento de exportação na cidade, a fim de manter a rápida expansão de sua economia.