Título: Estados querem atuação do Exército contra aftosa
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 14/02/2007, Agronegócios, p. B14

Secretários de agricultura de 11 Estados brasileiros tentam entregar hoje um documento ao ministro da Agricultura, Luís Carlos Guedes, reivindicando medidas e recursos para a prevenção da febre aftosa nas regiões de fronteira do Brasil com Paraguai e Bolívia.

De acordo com o secretário paulista, João Sampaio, os 11 secretários "afinaram o discurso", ontem em Belo Horizonte, quanto à necessidade mostrar à Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) as medidas que o Brasil está tomando para evitar o ressurgimento de casos de aftosa no país. Na semana passada, exames mostraram que o vírus continua circulando em três cidades do Mato Grosso do Sul (Japorã, Eldorado e Mundo Novo), que registraram focos de aftosa em outubro de 2005. A Bolívia também teve recentemente casos da doença na província de Santa Cruz de La Sierra.

A sugestão dos 11 secretários é de que o governo coloque o Exército ou a Força Nacional nas regiões de fronteiras para evitar contrabando de animais. A idéia é mostrar à OIE a presença do Estado brasileiro no combate à doença. "A reunião em que a OIE vai discutir o status sanitário [da região] será em maio e em 45 dias uma missão do órgão virá ao Brasil para fiscalizar os controles", justificou Sampaio. São Paulo é um dos Estados que tenta recuperar o status de livre de aftosa com vacinação.

No documento serão solicitados ainda recursos para a fiscalização e erradicação da doença nas regiões de fronteira. "Defesa é investimento e os recursos não podem ser contingenciados", defendeu o secretário paulista. O secretário de Agricultura de Minas, Gilman Viana, anfitrião do encontro, disse que cada Estado deverá ter um projeto de vigilância detalhado para o ministério prover recursos e supervisionar os trabalhos. Além disso, disse, "a diplomacia e o presidente Lula têm que fazer um acordo de cooperação com o Paraguai de forma a permitir a entrada de técnicos estrangeiros lá para diagnosticar e erradicar a aftosa de uma vez por todas".

Participaram da reunião em Belo Horizonte secretários de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e Rondônia. (Alda do Amaral Rocha e Mauro Zanatta)