Título: Furação nos EUA tumultua fim da campanha eleitoral
Autor: McGregor , Richard
Fonte: Valor Econômico, 30/10/2012, Internacional, p. A13

Barack Obama e Mitt Romney estão reformulando às pressas seus cronogramas de campanha diante da chegada do furacão Sandy à Costa Leste dos Estados Unidos, fator que introduz imprevisibilidade numa batalha eleitoral já muito apertada.

Obama partiu na noite de ontem para a Flórida, para comícios ao lado de Bill Clinton, e vai hoje a Ohio, mas cancelou sua terceira passagem pela Virgínia para poder voltar a Washington e supervisionar a reação à "supertempestade".

Romney, seu adversário republicano, também cancelou um comício previsto para hoje na Virgínia, ao sul de Washington, e fará, em vez disso, campanha em Ohio, o Estado ainda indefinido que deve determinar o resultado da eleição.

O furacão Sandy, com ventos de até 120 km/h, deslocava-se ontem rumo ao norte, paralelamente à costa, e deverá se abater hoje nos Estados de Nova Jersey e de Nova York. Mais de 60 pessoas morreram em consequência de sua passagem pelo Caribe.

As implicações políticas da tempestade são impossíveis de prever. Ela oferece a Obama a chance de mostrar liderança, mas pode afetar o esforço feito por sua campanha para atrair eleitores às urnas, nas votações antecipadas que estão ocorrendo em vários Estados..

"Obviamente, queremos livre acesso às urnas, pois achamos que, quanto mais pessoas comparecerem, melhor vamos nos sair, e isso [o furacão] dificulta. É uma preocupação", disse David Axelrod, alto assessor de Obama, à CNN.

Pesquisas continuam indicando um quadro bem consistente, com Romney detendo pequena vantagem no agregado das pesquisas nacionais, mas ainda um pouco atrás de Obama no conjunto de Estados indecisos de que necessita para chegar à Casa Branca.

Mas, a tendência a uma semana do dia das eleições parece favorecer Romney marginalmente, com o acirramento da disputa em Ohio, onde Obama vinha tendo há tempos uma vantagem confortável.

"Nossas pesquisas mostram o que muitas outras pesquisas estão mostrando, que há nitidamente um deslocamento da tendência em favor de Romney", disse Reince Priebus, presidente do Comitê Nacional Republicano, à CNN. "Se você examinar a situação em Ohio um mês atrás, tínhamos desvantagem de sete pontos. Algumas semanas depois, de cinco, depois três e algumas mostram empate hoje."

Embora ambos os candidatos tenham recebido apoio de diferentes jornais, Romney conquistou o respaldo do "Des Moines Register", a primeira vez em que o influente jornal da Iowa apoia um candidato republicano numa eleição presidencial desde 1972.

Romney também assegurou o apoio de uma série de outros jornais de Iowa, onde Obama investiu muito tempo de sua campanha.

Num sinal de que o mapa eleitoral pode estar virando a favor do adversário de Obama, o vice-presidente, Joe Biden, fará campanha na quinta-feira na Pensilvânia, um Estado que não estava em jogo.

Ambas as campanhas dizem ter registrado vantagem na votação antecipada (leia texto abaixo), tanto por cédulas enviadas pelo correio por eleitores ausentes como em votações abertas em dias específicos antes de 6 de novembro.

Em Ohio e Iowa, a campanha do presidente diz ter uma grande vantagem entre as pessoas que estão votando antecipadamente. A alegação, se verdadeira, pode ser vital para o resultado final.

"Em muitos casos [em Ohio], estamos vencendo Mitt Romney na proporção de três para um na votação antecipada. Gente nossa está comparecendo em números muito altos", disse a assessora de Obama Stephanie Cutter à TV ABC.

Priebus contestou isso: "Eles não estão onde estavam em 2008. E nós estamos muito à frente do que estávamos em 2008."