Título: Candidatos na Câmara acertam debate
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 19/01/2007, Política, p. A12

Os três candidatos à presidência da Câmara participarão de um debate na TV Câmara, em data ainda a ser definida. A proposta, feita ontem pelo presidente Aldo Rebelo (PCdoB-SP), foi aceita por Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Gustavo Fruet (PSDB-PR). Aldo e Fruet conversaram ontem pessoalmente e acertaram que caberá às respectivas assessorias preparar os pontos que serão abordados no encontro. Em campanha, Chinaglia não participou do acerto mas, por telefone, concordou com o formato.

Antes mesmo do encontro acontecer, contudo, é nítido o clima de tensão que envolve a disputa. Fruet criticou o adiamento do anúncio do Ministério para depois de fevereiro. "É ruim que a Esplanada sirva para premiar vencedor e compensar derrotados. Mostra um grau de dependência enorme do Legislativo em relação ao Executivo", atacou o tucano, numa referência às denúncias de ofertas de cargos em ministérios e estatais pelo comando da campanha de Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Chinaglia foi veemente em rebater as acusações. Disse que os debates são os momentos ideais para se apresentar essas denúncias. "Desafio qualquer pessoa, de qualquer partido, a apontar qualquer atitude minha, ao longo de toda a minha vida pública, que não fosse pautada por condutas irrepreensíveis", devolveu o petista.

O candidato do PT viaja na próxima semana para Belo Horizonte, em busca de apoio da bancada mineira. Ele tentou minimizar a decisão do PSDB de apoiar Fruet. Disse que vai conversar com todas as legendas em busca de novas adesões. "Se possível, teria o apoio de todos os deputados. Mas isso é utópico", reconheceu.

Fruet também vai iniciar seu roteiro de viagens atrás de apoios que possam viabilizá-lo de fato na disputa marcada para o início de fevereiro. Como os "deputados eleitores" estão de férias, Fruet decidiu ir atrás dos parlamentares nos Estados. O deputado informou que o PSDB irá pagar as despesas que ele tiver em terra. As passagens aéreas serão tiradas da sua cota de gabinete.

"Se tiver necessidade de gasto, (as despesas) serão pagas pelo PSDB. A legislação permite a utilização do fundo partidário", afirmou. Fruet também foi procurado ontem por aliados de Aldo interessados em um acordo político para o segundo turno das votações. (com agências noticiosas) (PTL)