Título: CNJ mapeia população carcerária
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 20/03/2007, Brasil, p. A2

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Ellen Gracie, lançou ontem , em São Paulo, o Sistema Integrado de População Carcerária - um banco de dados com informações inéditas, e ainda parciais, sobre os condenados e os detentos em três estados: Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. "Cada Estado tem dados de forma heterogênea, então eles precisam ser transformados para ingressar em um banco de dados único. O banco de dados é a contribuição do Poder Judiciário para intervir e fazer cessar esse ciclo de violência", afirmou Ellen Gracie.

Segundo Ellen Gracie, os juízes de execução penal terão mais agilidade para trabalhar. "Teremos condições de dar mais celeridade aos juízes de execução penal, já que eles terão todas as informações on-line", afirmou a presidente do CNJ.

O lançamento foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo, onde a ministra assinou um convênio de cooperação com o presidente da instituição, Paulo Skaf, que prevê a integração no mercado de trabalho do preso que está terminando de cumprir sua pena. Inicialmente, serão criadas 500 vagas de empregos para os ex-detentos do Estado.

O acordo tem dimensão nacional, apesar de ser instalado inicialmente em São Paulo. Ele deve beneficiar quem cumpriu pena e teve suas oportunidades reduzidas no mercado de trabalho. A ministra propôs a parceria com a Fiesp para cursos de profissionalização e vagas nas indústrias.