Título: Aeroportos voltam ao normal hoje, prevê a Infraero
Autor: Rittner, Daniel
Fonte: Valor Econômico, 20/03/2007, Brasil, p. A2

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a apuração "imediata e rigorosa" das causas dos problemas ocorridos domingo e ontem nos aeroportos do país. A determinação, que inclui ainda que os passageiros recebam "informações de modo rápido e correto" sobre atrasos e cancelamentos de vôos nos aeroportos, foi dada ontem, em reunião no fim da manhã, quando Lula ouviu explicações de responsáveis pelo controle do setor aéreo nacional.

As ordens do presidente Lula foram divulgadas em nota do Ministério da Defesa. Participaram da reunião no Palácio do Planalto os ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff; Waldir Pires, da Defesa; o general Jorge Armando Félix, do gabinete de Segurança Institucional; o comandante da Aeronáutica tenente brigadeiro do ar, Juniti Saito; além de representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Infraero, administradora dos aeroportos brasileiros.

A nota atribuiu os atrasos ao fechamento do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, por um período de duas horas no domingo, à pane no sistema de processamento de planos de vôos do Cindacta-1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo) pela manhã e, ainda, por volta das 15 horas, a uma queda de energia no aeroporto de Brasília, "o que causou uma degradação dos sistemas da torre para o controle dos planos de vôo" .O prosseguimento dos atrasos ontem decorreu, segundo a Defesa, "de um efeito cascata das operações de ontem".

O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, afirmou que os aeroportos do país só voltarão ao normal na noite de hoje. Segundo a Infraero, até às 20 horas de ontem, dos 1.602 vôos programados no país, 488 tiveram atrasos superiores a uma hora (30,5%). O presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Proteção aos Vôos, Jorge Botelho, disse que uma nova onda de atrasos pode ocorrer a qualquer momento. Para ele, a situação do sistema de controle de tráfego aéreo continua a mesma que provocou o caos nos aeroportos no ano passado.

Ontem, os atrasos no Aeroporto de Congonhas foram agravados por um incidente inusitado. Um cachorro invadiu a pista de pousos e decolagens, que teve de ser fechada por cerca de 20 minutos para a retirada do animal. O brigadeiro José Carlos Pereira considerou o incidente grave e disse que o caso vai ser investigado. No Rio, no Aeroporto Santos Dumont, dos 86 vôos programados entre 6 horas e 17 horas, 30 (35% do total) apresentaram demora de 20 minutos, em média. No aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), dois dos 16 vôos previstos entre meia-noite e 8 horas tiveram esperas superiores a duas horas.

O presidente da Infraero também atribuiu ao efeito cascata o fato de os atrasos acabarem se ampliando em todo o país. O brigadeiro explicou que os atrasos em alguns aeroportos acabam afetando os horários de outros terminais. Por esse motivo também, segundo ele, a normalização dos aeroportos é gradual.

Antes da reunião convocada pelo presidente Lula, o brigadeiro José Carlos Pereira havia dito que o governo e as empresas foram surpreendidos pela nova crise e tinha dado uma previsão otimista sobre a normalização dos aeroportos. "Eu diria que as companhias foram apanhadas de surpresa. Todos nós fomos apanhados de surpresa e elas estão fazendo o que é possível. As companhias estão fazendo o que podem, mas não acredito que nesta segunda-feira, antes das 15 horas esteja tudo normalizado. É praticamente impossível isso", afirmou pela manhã. Mais tarde, em outra entrevista, o brigadeiro José Carlos Pereira, mudou seu prognóstico para a normalização do tráfego aéreo para somente o dia de hoje. (Agências noticiosas)