Título: Ministro convida presidente para posse no Supremo
Autor: Peres , Bruno
Fonte: Valor Econômico, 16/11/2012, Política, p. A12

Próximo integrante a assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa reuniu-se ontem com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto para convidá-la formalmente para a cerimônia de posse, em 22 de novembro.

O atual presidente da Corte, ministro Carlos Ayres Britto, se aposenta no dia 18. Ao assumir a presidência do Supremo, Barbosa assumirá também o cargo de presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Para o cargo de vice-presidente do STF, foi eleito o ministro Ricardo Lewandowski. Barbosa e Lewandowski são, respectivamente, relator e revisor do processo do mensalão no Supremo. Os dois mandatos têm duração de dois anos.

Dilma deve comparecer à posse, apesar da expectativa de viagem da presidente a Paris para participar da cerimônia de apresentação da candidatura da cidade de São Paulo para sede da World Expo 2020, exposição mundial de projetos urbanísticos. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD) convidou Dilma e o prefeito eleito da cidade, Fernando Haddad (PT), para acompanhá-lo.

A previsão até o momento, entretanto, é que a presidente Dilma desembarque no Brasil no dia 20, depois de uma viagem de três dias (16 a 19) à Espanha. A participação da presidente na cerimônia da capital francesa, no dia 22, porém, não está totalmente descartada.