Título: Inchaço no Entorno
Autor: Boechat, Juliana; Puljiz, Mara
Fonte: Correio Braziliense, 02/12/2010, Cidades, p. 35

Das 22 cidades vizinhas ao DF, nove tiveram crescimento populacional acima do registrado na capital do país nos últimos 10 anos. O número de habitantes de Brasília e das demais regiões administrativas aumentou 24,9%, o dobro da média nacional

O Entorno do Distrito Federal está crescendo em ritmo acelerado. Segundo o Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as 22 cidades do cinturão goiano e mineiro sofreram aumento populacional de 27,2% na última década. Em 2000, havia 906.275 moradores na região. Agora, o total chega a 1.152.725. A alta na quantidade de habitantes nos municípios de Goiás e de Minas Gerais interfere diretamente na rotina da capital federal. Com a falta de infraestrutura e a proximidade com as regiões administrativas do DF, moradores das regiões vizinhas atravessam a divisa diariamente em busca de melhores oportunidades de emprego, saúde e educação. Acompanhando o ritmo do Entorno, o DF registrou crescimento demográfico de 24,9% em 10 anos ¿ duas vezes mais que a média nacional, de 12,3%.

Das 22 cidades do cinturão, nove cresceram mais que o DF. Em Águas Lindas (GO), houve o maior inchaço. De 2000 a 2010, o aumento foi de 50,8%, passando de 105.505 aguaslindenses para 159.505 em 2010. Em Valparaíso (GO), os 94.856 habitantes de 10 anos atrás agora são 132.947 ¿ incremento de 40,1%. A Cidade Ocidental passou de 40.377 pessoas para 55.883, ou seja, diferença de 38,4%. O Novo Gama conta, hoje, com 100.084 moradores, equivalente a um aumento de 27,7% em relação ao último censo populacional. Em três grandes cidades, o crescimento foi menor do que o do DF, de 24,9%: Luziânia registrou variação de 23,7%. Logo em seguida, está Santo Antônio do Descoberto, com acréscimo de 21,7%, e Planaltina de Goiás, com 10,7% de variação.

Tão próximas da capital do país e mais distantes das capitais dos respectivos estados, as cidades do Entorno vivem em um limbo. Por isso, sofrem com o esquecimento e o abandono. Moradores da região reclamam da ausência de políticas voltadas aos municípios e defendem a inclusão do Entorno no quadrilátero do DF. Grande parte da população acredita que a verba destinada a Brasília pode reduzir problemas de saúde, educação, transporte e infraestrutura dessas localidades. Mas a falta de infraestrutura tende a piorar com o crescimento desordenado registrado nos últimos anos. No caso de Águas Lindas, as ruas residenciais não são asfaltadas, o transporte público não atende os moradores e o sistema de saúde se restringe a postos com poucos recursos. Resta aos moradores do Entorno apostar em melhor sorte no DF.

Dificuldades Cleuza Maria Alves Prado, 64 anos, mora em Águas Lindas, mas mantém parte dos compromissos em Taguatinga, onde frequenta hospitais, resolve questões judiciais e visita a família. ¿Aqui não tem médico e, quando tem, eles são grosseiros ou os exames são pagos. Em Brasília, o atendimento na saúde é ruim, mas aqui é pior¿, avaliou. Cleuza sofre de hérnia de disco há um ano e anda com dificuldade, apoiada em uma muleta e um cabo de vassoura. A ex-doméstica vota na Escola Classe 27 de Taguatinga e volta e meia vai à Justiça Federal e ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para acompanhar o processo de aposentadoria. ¿Se não for para Brasília, vou para Anápolis. E é ainda mais difícil.¿ Para pegar um ônibus, Cleuza precisa caminhar quase um quilômetro. ¿Devia passar aqui pertinho. Só a ambulância dos Bombeiros desce aqui¿, contou.

As pequenas cidades vizinhas ao DF também registraram crescimento significativo. Vila Boa, localizada a 190km de Brasília, ocupou o segundo lugar na lista de municípios do Entorno que mais cresceram. Há 10 anos, levantamento do IBGE contabilizou 3.287 habitantes, enquanto agora somam-se 4.742 ¿ variação de 44,2%. Mimoso de Goiás foi a única localidade que registrou decréscimo no número de moradores. De 2.801 habitantes, passou para 2.685, ou seja, 4,1% a menos em relação à última década. O Entorno cresceu tanto que Goiás encosta no Distrito Federal em alguns pontos. Em Valparaíso, apenas uma rua separa o bairro goiano Céu Azul do Gama. As condições de vida dos dois lados são idênticas. Especialistas acreditam que, caso o crescimento continue nesse compasso, em 2060, Brasília e as localidades do Entorno vão se tornar um exemplo de conurbação (área urbana formada por conjunto de cidades uma ao lado da outra).