Título: Dica de Alckmin é acordar cedo para viver melhor
Autor: Felício, César
Fonte: Valor Econômico, 29/03/2007, Política, p. A14

"Luz. A energia da luz. Vivemos muito em ambientes escuros, ou com luz artificial, em lugares fechados. Cada um precisa acordar com a aurora do dia, com a luz penetrando em nossas retinas bem cedo. É fundamental a energia solar". Esta foi uma das declarações feitas ontem pelo ex-governador paulista Geraldo Alckmin, candidato derrotado à presidência pelo PSDB, em uma palestra para empresários em um hotel de luxo em São Paulo.

Médico anestesista e entusiasta da acupuntura, Alckmin adotou o tom típico dos autores de livros de auto-ajuda ao discorrer sobre "Stress e Qualidade de Vida", em um evento que contou ainda com a participação da empresária hoteleira Chieko Aoki, dona da rede Blue Tree, a controladora do grupo varejista Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano e a coordenadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns. Do mundo político, estava presente apenas a deputada estadual Célia Leão (PSDB).

Embora no evento de ontem Alckmin tenha falado na condição de convidado, o ex-governador comentou que palestras como aquela faziam parte das suas atividades remuneradas depois de 34 anos de exercício quase ininterrupto de cargos públicos. "Estou retomando o magistério e um pouco temas da medicina. Ontem (anteontem) saí de casa às seis horas da manhã e só voltei às onze. Estive em Santos, para dar aulas inaugurais. Também gravei quatro horas de aula para ensino à distância, sobre medicina e comércio exterior", disse Alckmin, que estuda em Harvard e está no Brasil por uma semana, em razão de um período de folga escolar de primavera, tradicional nos Estados Unidos.

Na palestra, com apoio de uma exibição em Power Point, Alckmin discorreu sobre a importância de se manter a homeostase, ou auto-regulação do organismo, para atingir o que chamou de "auto-cura" de doenças de caráter psicossomático. Citou como exemplos a síndrome do intestino irritável, gastrite e insônia. Além do conselho para que se acorde cedo, Alckmin recomendou o desenvolvimento da espiritualidade, exercícios físicos, acupuntura e uma alimentação rica em ácido graxo ômega 3, como formas de obtenção do equilíbrio homeostático.

Mas a vida saudável não era a preocupação central nem da platéia, nem do orador. Ao responder a perguntas da platéia, Alckmin reiterou seu propósito de participar da condução nacional do PSDB e mais uma vez deixou no ar a possibilidade de se candidatar à prefeitura de São Paulo no próximo ano. "As eleições municipais são muito importantes. O partido precisa ter base. Em 1990, o PSDB apostou em suas lideranças nacionais e quase desapareceu por falta de raízes nos municípios", disse.

No término do encontro, reforçou que não descarta a disputa municipal, mas frisou que a prioridade é influir na troca do comando nacional da sigla, em setembro. "A decisão sobre candidaturas em 2008 não é individual. Será conjunta e o tema não está colocado. Pretendo a partir de junho, quando voltar definitivamente dos Estados Unidos, trabalhar em todo o Brasil, para fazer o PSDB ter base. Mas não preciso ser presidente do partido para isso", disse.