Título: Empresa investirá R$ 5 bi nos próximos cinco anos
Autor: D'Ambrosio, Daniela
Fonte: Valor Econômico, 29/03/2007, Empresas, p. B1

O presidente do Conselho de Administração da AmBev, Victorio de Marchi, anunciou ontem, junto com outros diretores do grupo, investimentos de R$ 5 bilhões nos próximos cinco anos, gerando aproximadamente mil empregos diretos por ano. Esse é o maior volume de investimentos do grupo empresarial desde sua criação, em 1999. Segundo Victorio, os novos recursos serão destinados, principalmente, para as unidades de produção do Nordeste e Centro-Oeste. "É lá onde o consumo está crescendo com mais intensidade", ressaltou Marchi.

Os executivos da empresa estiveram em Brasília, ontem, para comunicar os investimentos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Marchi, não haverá construção de novas unidades, apenas incremento das fábricas já existentes. "Vamos comprar máquinas para aumentar ainda mais a produção". Dados da AmBev mostram que, no ano passado, a produção de cerveja do grupo cresceu 8%, pouco acima do crescimento do mercado, que ficou entre 6,5% e 7%.

Sobre a aquisição da cervejaria Cintra, anunciada ontem, Marchi disse que a AmBev adquiriu apenas as fábricas em virtude de uma carência de unidades de produção. "Compramos apenas os ativos. A distribuição e a marca serão adquiridas por outros elementos do mercado", afirmou. Ele não quis estimar quanto o negócio representaria na produção do grupo. "Essa compra ainda está sendo analisada pelas autoridades concorrenciais", observou Marchi.

O executivo mostrou-se bastante entusiasmado com os investimentos anunciados. Ele lembrou que quando houve a fusão da Antarctica e da Brahma, gerando a AmBev, a sinergia das duas companhias e a expectativa de um crescimento acelerado da economia brasileira projetaram a necessidade de investimentos mais expressivos a partir do quinto ano da parceria. "Tanto que o investimento nos três primeiros anos foi pequeno."

Segundo Marchi, o aumento do poder aquisitivo dos brasileiros, que está impulsionando o consumo de cerveja, foi um dos motivos que levaram o grupo a acelerar o volume de investimentos. Outro fator que animou os executivos da AmBev foi a boa receptividade da H20H, o refrigerante sabor limão lançado no final do ano passado. "O sucesso da marca superou todas as nossas expectativas", afirmou.