Título: Produção mundial cresceu 8,6% em fevereiro
Autor: Góes, Francisco
Fonte: Valor Econômico, 21/03/2007, Empresas, p. B9

Os dez maiores países siderúrgicos fabricaram em fevereiro 77,4 milhões de toneladas, o equivalente a 78% de toda a produção mundial do período, de acordo com o International Iron and Steel Institute (IISI). Segundo a entidade, que congrega informações de 66 países, foram produzidas no mês passado 99 milhões de toneladas de aço bruto, 8,6% acima do obtido em fevereiro do ano passado.

A China registrou a produção de 36,1 milhões de toneladas em fevereiro, 20,1% a mais em comparação com o mesmo mês em 2006, a despeito das medidas tomadas pelo governo local para desacelerar a indústria siderúrgica. O Japão, segundo maior produtor, foi responsável por 9,2 milhões de toneladas, um incremento de 3,6%. A produção de aço bruto na Coréia do Sul, sexto maior do mundo, manteve-se em 3,7 milhões de toneladas.

Os 27 países da União Européia foram responsáveis pela produção de 16,5 milhões de toneladas, 2,9% maior em comparação com o mesmo período do ano passado. A Alemanha, quinto maior produtor mundial, fabricou no mês passado 3,8 milhões de toneladas, 3,1% a mais. Rússia fechou o mês com 5,7 milhões de toneladas produzidas, ficando na quarta posição entre os maiores fabricantes.

O Brasil, nono maior fabricante, produziu no mês passado 2,5 milhões de toneladas, um aumento de 17%. Em fevereiro de 2006, a produção nacional foi de apenas 2,1 milhões de toneladas, por conta da paralisação, no mês anterior, de um alto-forno da Cia. Siderúrgica Nacional (CSN).

Já os Estados Unidos fecharam o mês com 7,1 milhões de toneladas, uma queda de 8% em comparação ao ano anterior, justamente num período de aumento de demanda. A Arcelor-Mittal anunciou ontem que vai aumentar os preços que pratica naquele país, além de reabrir unidades desativadas durante as próximas duas semanas, devido ao aumento da demanda por aço e à redução dos estoques do metal, disse Lou Schorsch, principal executivo da divisão de chapas da Arcelor-Mittal para as Américas.

Os preços das chapas de aço, que no mês passado recuaram para sua maior baixa de 17 meses, sofrerão um reajuste de US$ 20 por tonelada em abril e a produção será retomada nos altos-fornos dos Estados americanos de Ohio e Indiana, que haviam sido desativados no ano passado.