Título: Juro e câmbio vão se ajustar sem mágica, diz Lula
Autor: Salgado, Raquel e Agostine, Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 14/03/2007, Brasil, p. A4

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que os juros vão continuar caindo e o câmbio vai se ajustar sem que seja necessário fazer qualquer tipo de "mágica". "O Brasil vive um momento mágico em sua macroeconomia e podem estar certos de que os juros vão baixar e o câmbio se ajustará sem decreto, sem lei, sem mágica", afirmou, na inauguração da 15 Feira Internacional da Indústria da Construção (Feicon) em São Paulo.

Lula foi provocado por empresários do setor da construção, que apontaram a necessidade de aumentar a magnitude e a velocidade dos cortes nas taxas de juros. "Em cada reunião de que participo sempre aparece alguém para falar dos juros, do câmbio. E sempre vai haver alguém para dizer que alguma coisa está faltando", disse. O presidente afirmou que essa cobrança é positiva, já que acende uma luz amarela que permite que o governo nunca se esqueça de que sempre tem de dar mais um passo à frente, fazer sempre mais.

No discurso que fez, em São José dos Campos, para uma platéia de cientistas, engenheiros e pesquisadores, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o presidente disse que está na hora de assumir "um compromisso com o país" para atingir níveis melhores na educação. Lula afirmou que quer marcar seu segundo mandato com uma "revolução na educação", com um "PAC da educação", de 42 pontos, que está para ser divulgado.

Além da educação, tema central de seu discurso, Lula defendeu as medidas econômicas de sua gestão. O presidente lembrou que todos os governos que tiveram bons resultados econômicos, com alto crescimento, tiveram como contrapartida o não aumento do salário mínimo e isso fez com que crescesse a camada pobre da população. Sua classificação para os modelos anteriores foi de "perversos". Sua gestão, afirmou, será marcada pelo "mais importante projeto de desenvolvimento já feito neste país". Segundo ele, "sabemos o que queremos, quando começar e o que investir".