Título: Leilão de fontes alternativas tem 143 projetos
Autor: Capela, Maurício
Fonte: Valor Econômico, 14/03/2007, Empresas, p. B8

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ligada ao Ministério das Minas e Energia, anunciou ontem que o próximo leilão de energia de fontes alternativas deverá contar com 143 empreendimentos. Marcado para 24 de maio próximo, o leilão reunirá usinas que representam potência de 4,57 mil megawatts (MW), sendo que esta capacidade é formada por projetos de geração de biomassa, eólica e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).

Mas apesar do bom número, o cadastramento já efetuado não garante a presença dos empreendimentos no pregão. Segundo a EPE, um projeto só é confirmado após a habilitação técnica, que é obtida depois da análise da documentação entregue no cadastramento.

Das 143 usinas inscritas, 77 são PCHs com potência conjunta de 1,281 mil MW. Já as termelétricas somam 42, o que equivale a 1,504 mil MW, sendo que 41 desses projetos têm como combustível o bagaço da cana-de-açúcar. Já a fonte eólica representa 24 empreendimentos, que juntos possuem 1,786 mil MW.

Mauricio Tolmasquim, presidente da EPE, acredita que "as PCHs e as de biomassa têm o maior potencial de contratação, já que a energia gerada por elas é mais barata do que o custo-teto estipulado para o leilão, de R$ 140 por MWh".