Título: Haddad entregará pasta da Educação para o PSB
Autor: Agostine, Cristiane; Máximo, Luciano
Fonte: Valor Econômico, 04/12/2012, Política, p. A11

O prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), confirmou ontem o sociólogo Cesar Callegari (PSB) para a Secretaria de Educação. O anúncio oficial está previsto para ser feito amanhã, quando novos secretários serão apresentados. Haddad ainda deve nomear o jornalista Nunzio Briguglio Filho para a Secretaria de Comunicação e Leonardo Osvaldo Barchini Rosa para a de Relações Internacionais.

Segundo Haddad, a principal missão do próximo secretário de Educação será a de melhorar a qualidade do ensino na capital paulista. "[Queremos] que São Paulo cumpra as metas do Ideb", disse o prefeito eleito, referindo-se ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, avaliação de qualidade do ensino feita pelo governo federal. "Nós tivemos um percalço muito grande. São Paulo foi uma das seis capitais brasileiras que não cumpriram a meta do quinto e do nono ano", afirmou,

depois de participar do debate "Novos Ventos na Política Brasileira", promovido pelo Valor. Outro desafio do secretário será zerar o déficit de vagas em creches, estimado em 140 mil vagas.

Sociólogo e eleito deputado estadual duas vezes (1994-2002), Callegari traz em seu currículo a atuação nas áreas de gestão de políticas, programas e instituições públicas nos setores de educação, cultura, ciência e tecnologia. Foi titular da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) de janeiro a meados de novembro, na atual gestão de Aloizio Mercadante. Callegari integrou o Conselho Nacional de Educação (CNE), foi secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia na gestão do vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, e secretário-adjunto da Secretaria Estadual da Cultura e diretor de Operações do Sesi no governo Orestes Quércia (1938-2010) em São Paulo, entre 1988 e 1991.

Callegari já teve experiência como secretário municipal de Educação de Taboão da Serra, região metropolitana de São Paulo, onde criou o projeto "professor-visitador", no qual os docentes ganhavam um bônus salarial para visitar as famílias dos alunos. A iniciativa teve boa repercussão na comunidade educacional.

O perfil técnico e as realizações em Taboão foram o que mais pesou para Haddad apostar em Callegari, que entra em sua cota pessoal, embora o PT pressionasse pela pasta. Uma fonte que acompanha de perto as negociações da transição disse que o novo secretário Municipal de Educação "é palatável ao PT e a correntes empresariais na educação", que defendem mais eficiência e melhor gestão no setor.

Com a indicação de Callegari, o PSB terá pelo menos duas secretarias. O partido já havia sido contemplado com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o vereador Eliseu Gabriel, presidente do diretório municipal da sigla.

As outras duas prováveis nomeações de Haddad o acompanharam por vários anos no MEC. O jornalista paulistano da Mooca Nunzio Briguglio Filho, de 60 anos, que deverá assumir a Secretaria Municipal de Comunicação, foi chefe da área de Comunicação Social do ministério desde o início da gestão de Haddad, em 2006. Em 40 anos, Briguglio Filho trabalhou em vários veículos da imprensa brasileira e também deu aulas de jornalismo em São Paulo. No serviço público trabalhou no Senado de 2000 a 2002 e foi superintendente de Comunicação da Infraero de 2003 a 2006.

Leonardo Osvaldo Barchini Rosa também trabalhou por vários anos com Haddad no MEC, como chefe de gabinete e assessor internacional. Ele deverá assumir a Secretária de Relações Internacionais.