Título: Em busca de ajuda da União
Autor: Boechat, Juliana
Fonte: Correio Braziliense, 03/12/2010, Cidades, p. 39

Agnelo se reúne com o ministro da Saúde e pede recursos para novas UPAs no DF. Petista também se encontra com o governador eleito de Goiás e discute parcerias com o Entorno

O governador eleito do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), passou pouco mais de meia hora em reunião com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, na manhã de ontem. O petista foi em busca de ajuda financeira e política do governo federal para investir em alguns setores da saúde na capital do país. De acordo com Agnelo, Temporão se dispôs a colocar um ponto final na luta dos brasilienses para marcar exames e consultas na rede pública de saúde. Os dois também conversaram sobre o Entorno do Distrito Federal. O ministro comprometeu-se a levantar as necessidades da região. Ontem à tarde, Agnelo reuniu-se com o governador eleito de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), para negociar os primeiros investimentos nas 22 cidades que compõem o cinturão goiano.

Com a ajuda da União, o futuro chefe do Poder Executivo do Distrito Federal espera iniciar algumas mudanças logo no início do próximo ano. ¿A ajuda para sairmos da crise implica recursos para Brasília, e o ministro se posicionou favorável a isso. É interesse de todos nós que a capital saia deste momento ruim¿, explicou. O governador eleito do DF, no entanto, não definiu qual será o montante oriundo do ministério. Temporão não falou com a imprensa. Entre as prioridades de Agnelo na área da saúde está a instalação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

A data de inauguração do primeiro posto, em Samambaia, causou desentendimento entre ele e o atual governador, Rogério Rosso, em meados de novembro. O petista defendia a criação de um plano conjunto para todas as UPAs a partir de janeiro de 2011, enquanto o peemedebista queria a abertura da unidade ainda este mês. Na conversa de conciliação, Agnelo concordou com a proposta de Rosso. No entanto, até agora a UPA não foi inaugurada.

Investimentos Agnelo também pretende investir na qualificação profissional dos funcionários da saúde. O governo Rosso abriu edital de concurso para médicos no Hospital de Santa Maria, que sofreu intervenção do GDF. A partir do próximo ano, a Real Sociedade Espanhola Beneficência deixará de administrar o centro de saúde, e novos profissionais serão contratados para dar continuidade aos trabalhos. ¿Podemos usar a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz, ligada ao Ministério da Saúde) para capacitar os nossos profissionais dos hospitais e do programa Saúde em Casa¿, explicou o futuro governador. Agnelo pretende ainda ampliar os laboratórios dos centros de saúde para agilizar o resultado de exames. ¿Os hospitais só serão usados em casos graves. O restante será resolvido perto de casa. A atual situação do estado de saúde no DF é constrangedora¿, avaliou.

Além do Distrito Federal, Agnelo pretende levar desenvolvimento à saúde do Entorno. Na reunião de ontem à tarde, Agnelo e Perillo debateram diversas políticas sociais e econômicas para a região e deram o primeiro passo para futuras parcerias. Segundo o governador do DF, não basta investir na saúde da capital federal e abandonar as cidades goianas, uma vez que os moradores daquela região atravessam a divisa dos estados vizinhos diariamente em busca de atendimento. ¿Nossa prioridade é integrar os investimentos¿, defendeu o petista.

Descentralização Há dois anos, o GDF anunciou a construção de oito Unidades de Pronto Atendimento (UPA). A de Samambaia seria a primeira inaugurada, uma vez que o prédio está pronto há nove meses. O posto receberá materiais, equipamentos e funcionários que serão remanejados do Hospital de Samambaia para o local. A ideia é que a UPA funcione 24 horas com clínica médica, pequenas cirurgias, pediatria, ortopedia e odontologia.