Título: Petrobras quer mais estoques no NE
Autor: Nogueira, Marta
Fonte: Valor Econômico, 12/12/2012, Brasil, p. A4

A Petrobras está negociando com as distribuidoras de combustíveis associadas ao Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom) um aumento de 20% a 50% da capacidade de estocagem de combustíveis em regiões distantes dos centros de refino, concentrados no Sul e no Sudeste, e que, por isso, recebem combustíveis por cabotagem. O presidente do Sindicom, Alísio Vaz, explicou que as negociações entre a estatal e as distribuidoras começaram entre maio e junho.

"A Petrobras queria um aumento da estocagem imediata", disse Vaz. Segundo ele, no entanto, há gargalos como burocracia e falta de definição sobre prazos e locais que deverão receber investimentos. Luciano Libório, diretor de abastecimento e regulamentação do Sindicom, disse que as distribuidoras têm bases de distribuição em portos públicos com contratos de arrendamento vencidos. Os portos em questão - que ficam nas cidades de Maceió (AL), São Luís (MA), Belém (PA), Santarém (PA) e Cabedelo (PB) - terão que ser licitados, segundo novo programa de investimento do setor portuário, anunciado pelo governo na semana passada.

"Não existe alternativa de suprir [a oferta de combustíveis] que não por esses terminais de cabotagem", alertou Libório. "Em alguns desses locais, a alternativa tem sido alugar ou arrendar tancagem em terminais marítimos, como de químicos, para compor parte da capacidade", afirmou o executivo.

O presidente do Sindicom destacou que a mudança não vai demandar aumento expressivo do investimento anual das distribuidoras em infraestrutura, que chega a R$ 1 bilhão em 2012. O principal objetivo da Petrobras com as novas medidas é assegurar o abastecimento das regiões mais afastadas, como Norte e Nordeste, que têm liderado o crescimento das vendas de combustíveis no país. Cálculos do Sindicom indicam que o Nordeste será a região com o maior crescimento das vendas de gasolina em 2012, de 17%, na comparação com o ano passado. Na região Norte, as vendas de gasolina crescerão 15%.

Vaz disse que as vendas totais de combustíveis terão crescimento de 6,3% em 2012 no país, em relação ao ano passado. e atingirão 18 bilhões de litros. A projeção de crescimento das vendas de gasolina em todo o país, no período, é de 12,2% - para 39,8 bilhões.