Título: Brasil vai à OMC reclamar de novo dos EUA
Autor: Moreira, Assis
Fonte: Valor Econômico, 16/02/2007, Agronegócios, p. B11

A tensão entre o Brasil e os Estados Unidos na briga do algodão está aumentando. Na próxima terça-feira, Brasília vai tomar uma atitude pouco comum na Organização Mundial de Comércio (OMC): reclamará diante dos outros países que Washington vem atrasando a entrega de documentos solicitados pelos juízes da disputa.

Esses atrasos já ocorreram inúmeras vezes, segundo fontes ouvidas pelo Valor, por isso o Brasil decidiu reagir de vez. Os juízes da OMC têm até abril para avaliar se Washington retirou todos os subsídios condenados, para seus produtores de algodão. Caso isso não tenha acontecido, o Brasil poderá pedir o direito de retaliar produtos americanos, e o montante da sanção é estimado em até US$ 4 bilhões.

No entanto, pelo ritmo das respostas dos Estados Unidos, esse contencioso tende a demorar por mais tempo. A delegação brasileira recentemente apresentou novas documentações, argumentando que modificações já efetuadas por Washington nos programas de ajuda são insuficientes e continuam a causar sérios prejuízos aos cotonicultores do Brasil e de outros países em desenvolvimento.

Segundo o Brasil, os Estados Unidos dão, em média, US$ 3 bilhões de subsídios a seus produtores de algodão, o que representa quase 90% do valor da produção do país.

Com isso, sustentam os brasileiros, os americanos asseguram níveis artificialmente elevados de produção e exportação de algodão, enquanto no Brasil os produtores continuam sofrendo com os baixos preços internacionais do produto.