Título: Indicado de Lula é alvo de denúncias
Autor: Jayme,Thiago V e Agostine, Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 26/03/2007, Política, p. A15

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe hoje mais um candidato a ministro com sérios problemas com a Justiça. O senador Alfredo Nascimento (PR-AM), prestes a ser reconduzido ao Ministério dos Transportes, é esperado no Palácio do Planalto para uma audiência às 18h30. Chegará para a reunião com denúncias de falsificação de CNPJ e compra de votos publicadas ontem pela revista "IstoÉ".

A publicação divulga a informação de que Nascimento responde a treze processos, dos quais três recém-protocolados pela Justiça Eleitoral por supostas irregularidades em sua campanha vitoriosa ao Senado. Na mais séria delas, o Ministério Público Eleitoral acusa o ex-ministro de compra de votos. Segundo a denúncia, o presidente de honra do PR teria pago gasolina a eleitores. O produto era entregue a eleitores junto com um santinho de Nascimento, diz o MPE.

Em outra denúncia, o ex-governador Gilberto Mestrinho (PMDB), derrotado na disputa com Nascimento, o acusa de falsificar o CNPJ de seu comitê de campanha. Segundo o pemedebista, na ação movida na Justiça Eleitoral, a Receita Federal não encontrou o número do documento divulgado nos materiais de campanha do PR no estado.

A oposição critica a recondução de Nascimento para os Transportes. "Os critérios que o presidente Lula tem usado para montar o seu time só poderiam levar a essas coisas", disse o vice-líder do PFL na Câmara, José Carlos Aleluia (BA). "O resultado nesse caso será ainda pior, porque existem indícios de irregularidades na gestão dele", atacou o líder do PSDB na Câmara, Antonio Carlos Pannunzio (SP).

PSDB, PFL e PPS ainda acusam o virtual ministro de cooptar deputados para inchar o PR, que elegeu apenas 23 deputados e hoje tem 40. "Esse senhor foi o grande arquiteto do aliciamento feito com ofertas que vão de porto a estrada, de cargo a verbas", disse Aleluia. A oposição incrimina Nascimento de oferecer cargos nos DNITs estaduais para aliciar parlamentares. "Nascimento é um operador de barganhas. Todos os deputados que deixaram a oposição dizem que negociaram com ele. Se isso for critério para ser ministro do Lula, então ele preenche os pré-requisitos", afirmou Aleluia.

O líder da Minoria, Júlio Redecker (PSDB-RS), disse que o presidente precisa "olhar a folha corrida de seus aliados". "Quando Lula diz que vai aguardar o rearranjo dos partidos para definir a reforma ministerial, ele dá demonstração de que essa barganha tem o aval dele", disse. Para Pannunzio, Lula repete "os erros do passado" e os problemas do primeiro mandato poderão se repetir.

Procurados pela reportagem, Alfredo Nascimento e Luciano Castro, líder do PR na Câmara, citados pela "Isto É", não retornaram as ligações. À revista, Nascimento negou ter cooptado deputados e ter cometido irregularidades no ministério.