Título: Alternativa cria conceito de "gasoduto virtual"
Autor: Ivana Moreira
Fonte: Valor Econômico, 26/03/2007, Empresas, p. B7

A mineira Alternativa investiu R$ 10 milhões no desenvolvimento de uma tecnologia que garantirá a entrega de gás natural veicular (GNV) para postos localizados distantes dos gasodutos. No novo modelo de distribuição, batizado de "gasoduto virtual", o gás natural chegará comprimido em cilindros transportados por carretas.

Dois postos na BR 040, na região metropolitana de Belo Horizonte, começaram a oferecer GNV nas bombas desde a semana passada, quando passaram a ser abastecidos pelas carretas da Alternativa. A solução para levar o gás natural aos postos distantes dos gasodutos, uma parceria da companhia com a Junqueira compressores, representa um avanço em relação ao sistema desenvolvido em Minas Gerais para atender indústrias do interior do Estado, onde não há gasodutos da Gasmig, a distribuidora estatal.

A Alternativa é uma das cinco distribuidoras credenciadas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) para fazer distribuição de GNC no país e já atende 20 indústrias mineiras. Segundo o diretor da empresa, Fernando Rennó, há um grande potencial de mercado tanto no segmento das indústrias quanto dos postos de combustíveis. "O gás natural é o combustível do futuro", diz.

Embora a tecnologia seja mineira e as cinco bases de distribuição de GNC da Alternativa estejam em Minas, o plano de negócios da empresa está focado nos estados vizinhos - São Paulo, Bahia e Espírito Santo - que são mercados mais promissores. "Vamos levar a solução para estes estados", informa Rennó.

Em Minas Gerais , houve um declínio de 3% nas vendas de gás natural veicular no último ano na comparação com 2005. Nos demais estados, a média de crescimento das vendas foi de 20%. Enquanto em São Paulo, 423 postos têm bombas de GNV, em Minas apenas 82 dispõem do combustível.

De acordo com o diretor da Alternativa, já estão avançadas as negociações com a distribuidora paulista Comgás para instalar bases de distribuição no estado e começar a oferecer o serviço para postos da região. A entrega do gás natural comprimido em cilindros transportados em carretas só é economicamente viável até um raio de 150 quilômetros de distância da base.

A tecnologia para atender os pontos, dentro das especificações técnicas necessárias, levou dois anos para ser concluída. A instalação de uma revenda de GNV abastecida pelo "gasoduto virtual" custa em torno de R$ 1 milhão, o mesmo valor do investimento necessário para instalar uma revenda de GNV convencional. Ao chegar no destino, posto ou indústria, o gás comprimido precisa passar por um processo de descompressão.