Título: Baixa renda impulsiona crescimento dos cartões
Autor: Altamiro Silva Júnior
Fonte: Valor Econômico, 16/04/2007, Finanças, p. C14

A entrada de novos usuários no mundo dos cartões, vindos principalmente da baixa renda, é o principal fator a impulsionar o crescimento do mercado de meios de pagamento eletrônico no país. Desde 2003, o volume de compras com cartão cresceu 184%, revela a pesquisa "Voz do Consumidor", da MasterCard que será divulgada nos próximos dias.

A baixa renda virou alvo recentes do setor de cartão de crédito. Há pouco mais de cinco anos, uma consumidor com renda mensal inferior a R$ 800, dificilmente conseguiria ter um cartão. Agora, a renda mínima caiu para a faixa dos R$ 150. Em 2006, 45% dos cartões emitidos foram para novos usuários, segundo a pesquisa. Eles foram responsáveis por 10% do crescimento do mercado no ano passado. Entre novos usuários, a pesquisa destaca a maior participação de jovens.

Segundo levantamento da área de cartões do Banco Itaú, a baixa renda movimentou R$ 8,7 bilhões com cartões em 2006 - alta de 23,6% frente a 2005 e equivalente a 6% do total faturado pela indústria. Esse público, com salário entre R$ 151 e R$ 499 é estimado em 34 milhões de pessoas. Para 2007, o Itaú projeta expansão de 22%, com volume de R$ 10,7 bilhões.

A estratégia de buscar clientes na baixa renda é comum também em outros países da América Latina, conclui o pesquisa da MasterCard. No México, a porcentagem de novos usuários em 2006 foi de 37,4%, responsáveis por 18% do crescimento; no Chile, foi de 31%, responsáveis por 8% da expansão do setor.

A pesquisa "Voz do Consumidor" ouviu 10 mil portadores de cartões ativos em dez países da América Latina e Caribe. Entre eles, Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela e Brasil. O levantamento foi feito pela MasterCard Advisors, a consultoria da bandeira. As entrevistas tinham mais de 50 perguntas e foram feitas pessoalmente. A intenção da Mastercard é "antecipar as necessidades dos portadores de cartões". A América Latina é uma das regiões do mundo onde os cartões mais crescem.

O principal desejo dos usuários dos cartões de crédito, como era de se esperar, são juros menores, segundo 45% dos entrevistados. Outros 20% dizem que preferem um limite maior para gastos e só 4% dizem querer um programa de recompensas. Taxas mais baixas também são o principal desejo em outros países da região, como México (37%), Chile (48%), Porto Rico (58%) e Argentina (40%).

Entre os usuários de cartões no Brasil, não há uma tendência clara das formas de pagamento dos gastos. Entre os entrevistados, 52% disseram que pagam o total da fatura; os 48% restante dizem que preferem financiar. Já o relacionamento com o banco é um dos fatores fundamentais para explicar porque algumas pessoas têm mais um plástico. Segundo 50% dos entrevistados, eles só têm dois ou mais cartões porque o banco ofereceu. A grande maioria dos entrevistados (67%), porém, possui apenas um cartão com bandeira.