Título: Para estudo, Brasília é bolsão do crescimento
Autor: Pedroso, Rodrigo
Fonte: Valor Econômico, 30/11/2012, Brasil, p. A4

Brasília foi classificada pelo estudo do Global Cities Initiative como "o bolsão de crescimento do Brasil". O Produto Interno Bruto (PIB) per capita da capital do país cresceu 1,6% entre o ano passado e este ano, ancorado nos serviços públicos, reflexo também do aumento dos salários dos servidores dos últimos anos. Mesmo assim, Brasília caiu 17 posições no ranking global: no anterior, de 2007, estava em 49º lugar. O bom resultado entre as metrópoles brasileiras foi alcançado pelo aumento de emprego e renda em período de crise na economia mundial.

Das regiões com melhor colocação no cenário internacional, nenhuma está no eixo Sul-Sudeste. De 2007 para cá, Salvador, Recife e Fortaleza (sétima colocada no nacional) apresentam crescimento do PIB per capita positivo, enquanto Belo Horizonte, quinto lugar em desempenho econômico, viu o indicador ficar negativo em 6,8%.

Em sexto e oitavo lugares, Curitiba e Porto Alegre "se recuperaram totalmente de uma pequena recessão entre 2007 e 2011". No período, o PIB per capita dessas regiões encolheu segundo a pesquisa.

Vitória e Baixada Santista ficaram em nono e décimo lugares. As duas regiões devem contribuir com US$ 62,2 bilhões para a economia nacional neste ano.

O desenvolvimento no indicador apresentado desde 1993 em Manaus parou no ano passado. Nos últimos dois anos, em função de um encolhimento de 0,8% do PIB per capita, a região está na 182ª colocação geral. Campinas foi a única região a figurar na parte mais baixa do ranking total: em último lugar na lista nacional e em 253º na mundial. (RP)