Título: Meta de superávit depende do PIB de 2006, diz Mantega
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 28/03/2007, Brasil, p. A4

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem que qualquer decisão a respeito da meta de superávit primário do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano dependerá do resultado do desempenho da economia brasileira em 2006, que será anunciado hoje. A meta perseguida pelo governo é de 4,25% do PIB, mas o percentual pode ser reduzido. "O assunto ainda está sendo estudado e uma decisão sobre o assunto depende dos dados que conheceremos amanhã (hoje)", afirmou Mantega.

Segundo ele, a revisão para cima do PIB pelo IBGE exigirá um esforço adicional do país em termos de investimentos. Isso porque, com a mudança contábil, o total investido em 2005, de 19,9% com a metodologia antiga, caiu para 16,3%. "O crescimento do PIB é um fator positivo. Quanto aos investimentos, houve uma queda relativa, mas foi menor do que esperávamos. Mas isto não diminui, e sim aumenta a necessidade de se fazer um esforço para ampliar os investimentos no país", disse o ministro.

Mantega disse que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é importante para atingir esse objetivo. Além dos investimentos do governo, lembrou, o PAC tem como meta estimular o setor privado a investir. "Os investimentos privados já estão acontecendo e o PIB maior é animador: significa que há mais mercado, mais crédito e que a economia brasileira está mais robusta", afirmou.