Título: PSDB perdeu o 'link' com a sociedade, afirma Aécio
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 28/03/2007, Política, p. A6

Um dos possíveis candidatos à Presidência pelo PSDB, o governador de Minas, Aécio Neves, afirmou ontem que seu partido precisa adaptar o programa às novas realidades. " O programa do PSDB foi construído há 20 anos, o mundo mudou nesses 20 anos " , declarou ele. " A própria social democracia foi muito questionada em determinadas partes do mundo e nos devemos fazer o mesmo aqui. "

O governador tucano reconheceu que sua legenda perdeu o " link " com importantes setores da sociedade brasileira. " Um partido que iniciou os programas de proteção social como o Bolsa Escola e o Bolsa Alimentação, que vieram depois se transformar no Bolsa Família, deixou de ter esse link, essa relação próxima, essa sintonia. "

Aécio cobrou do partido um " mea culpa " , uma análise profunda sobre por que se distanciou de determinados setores da vida nacional e de regiões com o Nordeste. E disse esperar que, em novembro, na convenção, seja possível apresentar não apenas um novo programa mas uma nova " postura " , mais próxima da realidade das " angústias das pessoas " . " Acho que o PSDB tem ainda um enorme papel, um importante papel a desempenhar no Brasil " , disse.

Sobre a sucessão na presidência do PSDB, Aécio Neves preferiu não falar em nomes ou possíveis disputas. Disse estar apostando na maturidade adquirida pelos tucanos, que deverá levar à uma convergência. " Vai surgir com naturalidade uma nova direção, em que a responsabilidade não será apenas de um, mas a responsabilidade deverá ser de todos aqueles que acreditam que o PSDB é ainda o principal instrumento de mudanças desse pais. "

Apesar de ter dito recentemente em São Paulo, num encontro com empresários, que está preparado para disputar a Presidência, o mineiro adotou ontem um discurso mais contido. " A Presidência não está na minha cabeça, sinceramente, eu não penso em nada além do meu mandato como governador de Minas Gerais. "