Título: Os últimos passos do presidente
Autor: Silveira, Igor
Fonte: Correio Braziliense, 05/12/2010, Política, p. 7

Transição Agenda repleta de compromissos, com inaugurações, balanços e viagens pautará a despedida de Lula do poder

O último mês do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no cargo não vai ter o marasmo que costuma caracterizar os momentos finais de chefes de Estado. O petista fez questão de organizar uma agenda movimentada para o dias que restam à frente da Presidência da República. Viagens, inaugurações, encontros e balanços. Os compromissos são tantos que a equipe responsável por montar a ordem das atividades ainda tenta solucionar a difícil equação de organizar muitas pendências em pouco tempo. Por isso, parte das datas ainda não foi definida. Afastando a possibilidade de que participe somente de encontros protocolares, Lula decidiu, inclusive, fazer participações inéditas em atos.

Lula vai, por exemplo, pela primeira vez desde que assumiu a Presidência, participar do balanço dos últimos quatro anos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Essas prestações de contas já foram coordenadas pela presidente eleita, Dilma Rousseff. Este ano, tiveram o comando de Miriam Belchior, escolhida para ser a próxima ministra do Planejamento. Apesar da importância do ato, que contempla o programa considerado por Lula como o mais importante da gestão petista, o presidente não deve discursar na ocasião.

Ainda nos compromissos dedicados a fazer balanços sobre os dois mandatos de Lula, no próximo dia 15, no Palácio do Planalto, o presidente e ministros participam do ato de registro em cartório de tudo o que foi feito nos oito anos. Inicialmente, as ações de ministérios e outros órgãos ligados ao governo seriam colocados em seis volumes de 500 páginas cada. No entanto, na disputa entre os chefes das pastas para ver quem impressiona mais ao presidente, é possível que esses livros tenham edições mais robustas. Este, possivelmente, será o último encontro formal de Lula com todos os ministros.

O presidente também tem despedida marcada com parlamentares da base aliada. Os políticos que ajudaram a garantir a governabilidade de Lula ao longo dos oito anos vão encontrar o petista em duas ocasiões. Primeiro, num jantar com peemedebistas na casa do deputado Eunício Oliveira (PE) para as bancadas do PMDB na Câmara e no Senado. Depois, num café da manhã para integrantes do PT, em lugar e data ainda não definidos.

Viagens Lula tem, ainda, viagens marcadas antes de passar a faixa a Dilma Rousseff. Ele volta ao Rio para inaugurar obras do PAC no Complexo do Alemão e entregar casas na favela da Rocinha. O presidente vai, pela última vez no cargo, à reunião da Cúpula do Mercosul, em Foz do Iguaçu (PR). Lula passará, ainda, pelas construções das ferrovias Leste-Oeste, Norte-Sul e Transnordestina, além de obras relacionadas ao Rio São Francisco.

No Natal, o evento com catadores de lixo, em São Paulo, do qual costuma participar, deve incluir Dilma a tiracolo . O último ato oficial fora da capital ficou para Pernambuco, estado natal de Lula. Lá, ele deve inaugurar uma agência do INSS. O futebol, paixão de Lula, não podia ficar de fora. Amanhã, ele participa da entrega do prêmio Craque Brasileirão 2010, no Rio de Janeiro.