Título: Petrobras poderá investir em biodiesel no Uruguai
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 08/03/2007, Agronegócios, p. B15

A Petrobras poderá ficar com os terrenos que pertenciam à indústria de papel e celulose espanhola Ence, na cidade de Fray Bentos, Uruguai. O objetivo seria construir uma nova fábrica de biodiesel, em um investimento de US$ 30 milhões. A notícia, que foi publicada pelo jornal uruguaio "El Observador" e pelo argentino "Ambito Financiero", não foi desmentida pela petroleira brasileira e a Ence confirmou à agência espanhola de notícias EFE que "há uma negociação incipiente com a Petrobras".

O gerente de comunicação da Petrobras Uruguai, Juan Borrelli, disse ontem por telefone, da sede da subsidiária em Montevidéu, que a empresa "não tem nenhuma posição oficial sobre o assunto", mas que "está sempre buscando oportunidades de negócios que possam surgir na região". Borrelli disse que, como a empresa é "pioneira em biocombustíveis", está sempre analisando as opções de investimentos no setor.

A notícia caiu mal na cidade argentina de Gualeguaychu, que fica do outro lado do Rio Uruguai, na fronteira entre os dois países, logo em frente a Fray Bentos. É que há quase dois anos os argentinos brigam com o governo uruguaio para que impeça a instalação de fábricas de papel e celulose na beira do Rio. Devido ao conflito, que já levou os governos argentino e uruguaio a acionar o Tribunal Internacional de Haia, a Ence acabou desistindo de se instalar em Fray Bentos onde já está quase terminada a outra fábrica de papel e celulose, da finlandesa Botnia, hoje pivô da discussão.

A polêmica já ameaça as relações diplomáticas entre Argentina e Uruguai porque os moradores fecharam a ponte que liga Gualeguaychu a Fray Bentos há mais de um ano, em protesto pelo projeto que, sustentam, poluirá o rio e acabará com o turismo no lado argentino. Segundo o "Ambito Financiero", os moradores de Gualeguaychu também prometeram protestar contra a Petrobras, por considerarem um projeto de biodiesel igualmente poluente. A Ence decidiu realocar sua fábrica no país para o distrito de Colonia.

A Petrobras chegou ao Uruguai em 2001 com a compra da rede de distribuição da Shell, e em 2004 começou a atuar na distribuição de gás natural no interior do país, em sociedade com a estatal Ancap. Na época, a petroleira brasileira comprou 55% do capital da distribuidora uruguaia Conecta. Hoje a Petrobras tem exclusividade no abastecimento de gás natural e GLP para pequenos e médios consumidores fora de Montevidéu.