Título: Na primeira prévia do ano, IGP-M cai para 0,41%
Autor: Lorenzo , Francine De
Fonte: Valor Econômico, 10/01/2013, Brasil, p. A2

Commodities agropecuárias mais baratas no atacado levaram à desaceleração da primeira prévia do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), cuja variação passou de 0,50% para 0,41% entre dezembro e janeiro, informou o superintendente adjunto de Inflação do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), Salomão Quadros. Segundo ele, quedas de preços em grãos como soja (-2,89%) e milho (-0,57%), na primeira prévia do mês, conduziram ao enfraquecimento da inflação atacadista entre dezembro e janeiro (de 0,50% para 0,46%) - setor que representa a 60% do total do IGP-M.

O especialista lembrou que, após sucessivos aumentos de preço no ano passado, causados por redução de oferta - prejudicada por problemas climáticos - tanto as produções de soja como de milho contam com boas perspectivas neste ano. "Está ocorrendo uma reposição de estoques de soja e de milho", avaliou.

Outro ponto que também favoreceu a desaceleração da inflação atacadista foi a trajetória de preços das carnes. No período, os preços dos bovinos voltaram a ter deflação (de 0,38% para -1,76%) e as aves registraram inflação mais fraca (de 5,40% para 2,55%) no setor atacadista. "Apuramos queda no preço do arroz [-3,38%] na primeira prévia. Parece que os produtos mais básicos da cesta básica, por assim dizer, estão em queda ou desacelerando no atacado", disse Quadros.