Título: PPS protocola pedido de quebra dos sigilos de Rosemary Noronha
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 10/01/2013, Política, p. A8

O líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), entregou ontem representação no Ministério Público Federal pedindo a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico de Rosemary Noronha.

Ela é ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência da República em São Paulo e foi denunciada como integrante de um esquema de venda de pareceres fraudulentos do governo, segundo investigações da Operação Porto Seguro. Rosemary nega participação no suposto esquema.

No documento entregue pelo deputado da oposição, o parlamentar também solicita o aprofundamento das investigações sobre o envolvimento de Noronha em nomeação de cargos no alto escalão do Banco do Brasil e do fundo de previdência de seus funcionários, a Previ, assim como a compra do banco Nossa Caixa.

Bueno afirma que a quebra poderá trazer novos fatos e apontar para outras pessoas envolvidas no suposto esquema.

Rosemary chegou ao cargo ainda durante a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem era próxima. Ela integrou viagens internacionais na comitiva de Lula.

"Este pedido tem uma importância enorme para que se descubra até onde foi a influência desta senhora. O que queremos é que o Ministério Público Federal investigue aquilo que ainda não foi revelado. E é por meio da quebra dos sigilos que se poderá chegar além", disse Bueno, de acordo com nota divulgada pela assessoria do partido.

A Operação Porto Seguro foi deflagrada pela Polícia Federal no dia 23 de novembro para desarticular um grupo acusado de vender pareceres técnicos de órgãos públicos para beneficiar interesses privados.

No mês passado, o Ministério Público Federal em São Paulo denunciou 24 pessoas - incluindo Rosemary - por participação no suposto esquema. Entre os crimes denunciados estão formação de quadrilha, corrupção ativa, corrupção passiva, falsidade ideológica e falsificação de documentos particulares.