Título: Falcão negocia reeleição à frente do PT
Autor: Agostine , Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 18/01/2013, Política, p. A10

O PT de São Paulo articula-se para manter-se no comando nacional do partido durante as eleições de 2014 e a sucessão da presidente Dilma Rousseff. O presidente da legenda, deputado estadual Rui Falcão (SP), negocia sua reeleição com a maior corrente interna petista, a Construindo um Novo Brasil (CNB), do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff. O grupo partidário se reunirá na próxima semana, em São Paulo, e deverá definir seu apoio para a direção do PT.

O mandato de Falcão termina neste ano e o partido fará uma eleição em novembro com os filiados para escolher quem comandará o PT. O presidente poderá ficar no cargo por três anos e será o responsável por definir a política de alianças para a próxima eleição e a linha política a ser defendida para o governo federal. O dirigente terá influência também na escolha dos candidatos a governador, deputado federal e estadual.

Falcão tem dito a petistas que pretende continuar no cargo e afirmou que já teria recebido o aval de Lula e Dilma. O presidente partidário integra a corrente Novo Rumo, com força na capital paulista e com boa relação com a tendência majoritária no PT.

O apoio da CNB a Falcão é fundamental para que sua candidatura seja viabilizada. O dirigente tem articulado também o apoio do grupo PT de Lutas e Massas, com força na capital paulista.

A CNB se reunirá nos dias 25 e 26 e discutirá, além do candidato à direção do PT, os rumos da economia e a conjuntura política, com os impactos do julgamento do mensalão. A corrente é a do ex-ministro José Dirceu, dos deputados federais José Genoino (SP) e João Paulo Cunha (SP) e do ex-tesoureiro Delúbio Soares. Dirceu e Genoino são esperados para o encontro.

Falcão assumiu o comando do partido depois da eleição de Dilma, quando José Eduardo Dutra, o então presidente, deixou o cargo.

Representando a corrente CNB, Dutra recebeu 57,9% dos votos na eleição interna do PT em 2009. Em segundo lugar ficou o atual ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, com 17,2%, da tendência Mensagem ao Partido. Em terceiro ficou Geraldo Magela, do Movimento PT, com 12,4% dos votos, seguido por Iriny Lopes, da Articulação de Esquerda, com 10,7%. Os demais candidatos não passaram de 1%. Naquela eleição votaram 518 mil petistas.

As correntes Mensagem ao Partido, Movimento PT, Articulação de Esquerda, além de tendências mais à esquerda também devem lançar candidatos para disputar a presidência partidária neste ano.