Título: Relatório acusa soldados da ONU
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 08/12/2010, Mundo, p. 21

Especialista francês diz ter prova de que doença foi levada por nepaleses. Organização nega

O resultado do estudo feito por um respeitado epidemiologista francês sobre a origem da epidemia de cólera causou mal-estar na Missão de Estabilização Paz das Nações Unidas no Haiti (Minustah), cujo contingente militar é comandado pelo Brasil. Segundo relatório entregue à chancelaria francesa pelo especialista Renaud Piarroux, a fonte da infecção, que já matou 2 mil haitianos, teria sido o acampamento das tropas de paz do Nepal, próximo ao Rio Artibonite, na região central do país. De sua sede em Nova York, a ONU logo respondeu que não existem ¿provas conclusivas¿ sobre a origem da epidemia. Sob o efeito do cólera, a população aguardava para a noite de ontem o resultado das eleições presidenciais realizadas há 10 dias.

Segundo uma fonte do Ministério das Relações Exteriores francês, Piarroux, que é diretor do departamento de hospitais públicos de Marselha, conduziu o estudo no Haiti em novembro, e concluiu que a epidemia começou com uma cepa importada da doença, rastreada até a base nepalesa. ¿O ponto de partida foi localizado de forma muito precisa. Não há outra explicação possível, uma vez que não havia cólera no país, e levando em conta a intensidade e a velocidade de disseminação e a concentração da bactéria no delta do Artibonite¿, disse a fonte à agência France Presse. A base dos soldados nepaleses fica em Mirebalais, às margens do rio, que poderia ter recebido material infectado, como fezes. O porta-voz da chancelaria, Bernard Valero, não revelou a conclusão do estudo, mas confirmou que o ministério tinha recebido uma cópia e havia enviado o documento às Nações Unidas para investigar.

O porta-voz da ONU em Nova York, Martin Nesirky, disse que a Minustah ¿não aceitou nem rejeitou as conclusões¿ de Piarroux. ¿A missão realizou um certo número de exames na água, dentro do campo e entre o campo e o rio, e todos os resultados foram negativos¿, disse Nesirky, acrescentando que não ¿há provas conclusivas¿ da origem no acampamento nepalês. Segundo os dados mais recentes sobre a epidemia, divulgados na última segunda-feira, 2.120 pessoas já morreram e mais de 93 mil foram infectadas. Desse total, 44.157 foram hospitalizadas, porém mais de 95% já tiveram alta.

Compasso de espera Após 10 dias de apuração dos votos, era esperado para a noite de ontem o anúncio dos resultados da eleição presidencial. A expectativa era de que nenhum candidato conseguisse a maioria absoluta. As últimas pesquisas de opinião indicavam que a disputa ficaria entre o candidato governista, Jude Célestin, a ex-primeira-dama Mirlande Manigat e o cantor popular Michel Martelly. Se nenhum dos três conseguir maioria absoluta, os dois mais votados irão ao segundo turno, marcado para 16 de janeiro. De acordo com a imprensa caribenha, Manigat e Martelly devem ser os finalistas do pleito, marcado por acusações de fraude, protestos e incidentes de violência.

A população e a comunidade internacional depositam as esperanças de estabilização do país, devastado por um terremoto em janeiro ¿ e mais recentemente pela epidemia de cólera ¿, no novo governo. Mesmo assim, o sucessor de René Prevál poderá encontrar dificuldades com uma parcela da população que questiona a regularidade da eleição. Na última semana, milhares de manifestantes foram às ruas pedir a anulação. Mesmo reconhecendo ¿as irregularidades, a desorganização e os incidentes de vandalismo e violência¿, uma comissão de observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Comunidade do Caribe consideraram o pleito válido.

TROPA INSTALA ÁGUA POTÁVEL Os militares brasileiros no Haiti deram uma pequena mas importante contribuição para a população de Porto Príncipe no último fim de semana. No sábado, o 2º Batalhão de Infantaria do Contingente Brasileiro de Força de Paz, comandado pelo coronel Altair Polsin, inaugurou uma fonte de abastecimento de água potável que servirá à comunidade vizinha do Forte Nacional, em Bel Air. A fonte foi construída por meio de um Projeto de Impacto Rápido financiado com recursos da Minustah.