Título: Dilma negocia obras do PAC em Minas com Aécio
Autor: Moreira, Ivana
Fonte: Valor Econômico, 24/04/2007, Política, p. A6

As relações entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e governadores da oposição, como o de São Paulo, José Serra (PSDB), e o de Minas, Aécio Neves (PSDB), precisam ser aprofundadas para garantir o sucesso do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A avaliação é da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que esteve ontem em Belo Horizonte com o governador mineiro: "Sem parceria entre Estados, municípios e a União é muito difícil certas obras de infra-estrutura serem encaminhadas corretamente".

Dilma elogiou a disposição de Lula para se aproximar de lideranças da oposição. "Com o governador Aécio Neves, nós tivemos sempre uma relação muito qualificada, até pela capacidade do governador de relacionar com o governo", disse. "Sem dúvida nenhuma, é importante que essa relação, que é uma relação republicana, que é exigida do governo federal e dos governos estaduais, seja aprofundada."

Acompanhada do prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), a ministra da Casa Civil esteve como Aécio ontem pela manhã, no Palácio das Mangabeiras, por uma hora e meia. Embora tenha feito o discurso de que é preciso um ambiente mais harmônico no país, com uma relação mais civilizada entre oposição e governo, Dilma saiu condenando uma das atuais bandeiras do governador Aécio, que é a divisão dos recursos da CPMF entre União, Estados e municípios.

"Isso não está em discussão, não foi cogitado", respondeu a ministra ao ser questionada sobre a possibilidade de dividir essa receita. Aécio já cobrou a defesa dessa bandeira pela bancada do PSDB na Câmara, em reunião que teve com lideranças da legenda, na semana passada.

Dilma frisou ontem que a distribuição dos recursos previstos no PAC para saneamento e habitação dependerá da existência dos projetos e da importância deles. "Nenhum Estado sozinho vai concentrar grande parte dos projetos", avisou. "Esperamos que Minas tenha projetos importantes, prioritários, e tudo indica que tem pelo que nós já vimos nas primeiras reuniões."

Depois da reunião com Aécio, a ministra teve encontro com o vice-governador de Minas, Antônio Anastasia. Dilma também esteve com 16 prefeitos da região metropolitana de Belo Horizonte, interessados em apresentar projetos para o PAC. A ministra disse ontem que a dificuldade para a concessão de licenciamento ambiental no país será um obstáculo para o bom andamento do PAC. Segundo ela, o governo está comprometido com a questão do meio ambiente, mas também com a infra-estrutura.