Título: Cabral e Paes fazem campanha para Eduardo Cunha
Autor: Junqueira, Caio
Fonte: Valor Econômico, 11/01/2013, Política, p. A6

Candidato a líder do PMDB na Câmara, o deputado federal Eduardo Cunha (RJ) ganhou dois cabos eleitorais de peso: o governador do Rio, Sérgio Cabral, e o prefeito da capital, Eduardo Paes. Ambos têm feito contatos com políticos do partido para arrebanhar apoio à postulação de Cunha. O presidente do PMDB no Rio, Jorge Picciani, explicou que o Estado conta com a maior bancada pemedebistas no país e por isso merece ter a liderança.

Dos 78 deputados do partido na casa, oito são do Rio. "Eduardo Cunha já é vice-líder da bancada. Nada mais natural que ele agora ascenda", afirmou. "Além disso, estamos num momento em que haverá pautas importantes para o Estado, como a votação da FPE [Fundo de Participação dos Estados] e o veto aos royalties do petróleo. Por isso, o governador e o prefeito apoiam a candidatura", acrescentou Picciani.

O presidente do PMDB no Rio lembrou, ainda, que Cunha tem o apoio da direção nacional. "Quando o vice-presidente Michel Temer almoçou no Rio durante a campanha no ano passado, ele disse que o Eduardo [Cunha] era o deputado mais trabalhador que ele conheceu na sua carreira legislativa". Temer esteve no Rio, em outubro, para fazer campanha com os candidatos do PMDB que estavam no segundo turno, mas principalmente para tentar desfazer o mal entendido provocado pelo prefeito Paes ao lançar Cabral candidato à Vice-Presidência em 2014. Eduardo Paes ofereceu um almoço a Temer.

Picciani ressaltou também que Cunha conta com o apoio do senador Eunício Oliveira (CE), do deputado Gabriel Chalita (SP) e do vice-presidente de pessoa jurídica da Caixa Econômica Federal, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (BA). Picciani também minimizou uma possível rejeição do governo federal ao nome de Cunha.

"O PMDB tem comando, ela [a presidente Dilma Rousseff] não tem com que se preocupar. Ele [Cunha] vai seguir o que a bancada decidir". Em 2012, o deputado federal participou de várias campanhas eleitorais com o governador e o prefeito pelo interior do Estado, inclusive nas visitas que Michel Temer fez nos municípios de Volta Redonda, Petrópolis e Duque de Caxias.

Eduardo Cunha teria montado um feudo dentro de Furnas Centrais Elétricas. Ao assumir, Dilma Rousseff demitiu um funcionário que seria afilhado de Cunha e isto causou a ira do deputado. No entanto, ele teria sido apaziguada por Michel Temer.