Título: Executivos de RI disseminam conceitos
Autor: Saraiva, Jacílio
Fonte: Valor Econômico, 25/04/2007, Caderno Especial, p. F3

Depois que a companhia conseguiu dobrar a montanha da sustentabilidade e mostrar boas práticas de ética, governança corporativa e responsabilidade socioambiental, é necessário abraçar uma outra causa. Difundir os princípios já adotados entre os stakeholders - funcionários, acionistas, fornecedores, consumidores e a sociedade.

Para espalhar essas práticas, empresas sustentáveis contam com especialistas em relações com investidores, conhecidos como RIs. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), a maioria das empresas nacionais que mantém RIs tem faturamento anual superior a R$ 10 bilhões e destaca funcionários com mais de cinco anos de casa para a função.

Entre esses profissionais, 88% participam de reuniões internas sobre responsabilidade social e sustentabilidade, enquanto 62% já são procurados pela imprensa para falar sobre o assunto. O levantamento ouviu 110 profissionais de RI de 63 empresas com ações em bolsa. No Brasil, corporações como o Banco do Brasil, Itaú, Petrobras e Suzano Petroquímica têm departamentos de RI.

"O executivo de RI é um elemento essencial no processo de sustentabilidade. É ele que vai fazer com que os stakeholders percebam as boas práticas da empresa, para valorizá-la ainda mais", lembra João Nogueira Batista, presidente do conselho de administração do IBRI e co-presidente da Suzano Petroquímica, durante o Seminário de Sustentabilidade, realizado em São Paulo, na semana passada.

Segundo Batista, o profissional de relações com os investidores carrega ainda a função de multiplicar o conceito de sustentabilidade no próprio mercado.

De acordo com um estudo feito em 16 países pelo instituto suíço IMD-International Institute for Management Development, as principais barreiras para a implementação da sustentabilidade nas organizações são a falta de conhecimento dos executivos sobre o assunto e o reduzido interesse dos clientes em relação às boas práticas.

"Outra tarefa do profissional que ampara os investidores é perceber o que está acontecendo no mundo e levar isso para dentro da empresa", diz Hélder Moreira Leite, gerente de relacionamento com investidores da Petrobras.

Mas nem sempre o exercício da sustentabilidade está em alta nas empresas. Segundo Roberto Gonzalez, diretor da Apimec-Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais, ainda falta informação. "Há corporações que abrem o capital e nem sabem o que é RI ou sustentabilidade".