Título: ANP pode não realizar leilão este ano
Autor: Grabois, Ana Paula
Fonte: Valor Econômico, 25/04/2007, Brasil, p. A7

A possibilidade de adiamento da nona rodada de licitações de áreas de petróleo e gás, que deveria ser realizada este ano pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), preocupa empresários ligados à indústria do petróleo. Desde o início do ano, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) tem desmarcado as reuniões que iriam aprovar a nova rodada.

As licitações da ANP acontecem normalmente no segundo semestre. O conselho, presidido pelo ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, define e aprova as áreas para licitação, cujos estudos são feitos pela agência reguladora. "Se demorar mais, a licitação para 2007 fica inviabilizada", disse o presidente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Eloi Fernandez.

O presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), João Carlos de Luca, ressalta que a demora da definição do governo pode prejudicar os investimentos das empresas no país.

"O Brasil tem um percentual de reservas a ser explorado. É bastante importante que seja definida a nona rodada de licitações para dar previsibilidade ao setor. Estamos consolidando a participação das empresas nacionais e estrangeiras no setor e é preciso manter esse processo", disse o presidente do IBP.