Título: Analistas esperam aquecimento do mercado de trabalho
Autor: Machado, Tainara
Fonte: Valor Econômico, 25/01/2013, Brasil, p. A2

A recuperação lenta e gradual da atividade deve dar o tom também para o desempenho do mercado de trabalho, dizem economistas. A média das estimativas de oito consultorias e instituições financeiras ouvidas pelo Valor Data é de fechamento de 402,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em dezembro. No mesmo período do ano anterior, o saldo entre admissões e demissões foi negativo em 408,2 mil. As estimativas variam entre menos 355 mil e menos 450 mil empregos formais. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulga o resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) hoje.

Em dezembro, por causa do fechamento de postos temporários abertos nos meses anteriores, é comum que ocorram mais desligamentos do que contratações, e por isso o saldo líquido é negativo.

Na média, os analistas consultados pelo Valor Data projetam criação de 961 mil empregos no ano passado. As estimativas variam entre 915 mil e 1 milhão de novos postos de trabalho neste período.

Para Leandro Câmara Negrão, do Bradesco, há uma recuperação em curso no volume de contratações de trabalhadores com carteira assinada, ainda que em ritmo modesto. Ele projeta fechamento de 403 mil postos formais no último mês de 2012, mas diz que a média móvel trimestral com base na série com ajuste sazonal feita pelo Bradesco vai mostrar intensificação no ritmo de abertura de novas vagas. No trimestre encerrado em novembro, essa média foi de 60 mil empregos, número que deve saltar para 80 mil em dezembro, na mesma base de comparação.

Essa retomada, diz, será disseminada entre os setores da economia. "A expectativa é que com números mais positivos no setor imobiliário, ocorra alguma recuperação do mercado de trabalho nesse segmento, assim como resultado mais positivo em serviços", diz.

Caio Machado, da LCA, projeta fechamento de 355 mil vagas em dezembro, desempenho que, em sua opinião, já reflete em alguma medida a retomada da atividade, ainda que lenta e gradual, observada nos últimos meses. "Vamos ver a aceleração da atividade já tendo algum impacto sobre a geração de vagas, principalmente em serviços, mas também no comércio."

A indústria deve dar a principal contribuição para que o saldo seja menos negativo no último mês de 2012 do que no ano imediatamente anterior, segundo Machado. O setor, projeta, deve ter fechado em dezembro 129 mil postos de trabalho, ante 146 mil desligamentos em igual período do ano anterior. Para ele, como houve recuo das horas trabalhadas e, por consequência, queda da produtividade, houve menor necessidade de contratação de temporários para atender às encomendas de Natal.

Em 2009 e 2010, quando a indústria se recuperava do tombo após a crise internacional, houve contratação de 184,2 mil operários no trimestre encerrado em novembro, com eliminação, também na média dos dois anos, de 158 mil postos em dezembro. Em 2011, com sinais já bastante evidentes de que a produção estava desacelerando, a indústria contratou apenas 17 mil novos trabalhadores entre setembro e novembro, mas em dezembro o saldo foi negativo em 146 mil postos de trabalho.

No último ano, houve contratação mais branda de temporários até novembro (57 mil novas vagas), mas a expectativa é que a indústria também fechará menos postos de trabalho em dezembro, com 129 mil desligamentos no período, afirma Machado.

Esse movimento deve continuar a ocorrer em 2013, segundo o economista. A indústria vai procurar ter ganhos de produtividade aumentando o volume de horas trabalhadas, o que implicará menor necessidade de contratação de novos empregados.