Título: Acerto antes do Natal é improvável
Autor: Kirchgaessner, Stephanie; Politi, James
Fonte: Valor Econômico, 13/12/2012, Internacional, p. A13

Declarações feitas ontem por líderes dos partidos Democrata e Republicano indicam que são mínimas as chances de o Congresso americano conseguir um acordo antes do Natal para evitar a automática entrada em vigor do "abismo fiscal".

"Prepare as decorações de Natal e não faça planos" de sair de Washington. Segundo o parlamentar John Shimkus, este foi o recado que o presidente da Câmara dos Deputados, John Boehner, deu a um grupo de republicanos num encontro a portas fechadas.

Já o deputado republicano Doc Hastings disse que os líderes na Câmara estão falando às bases que as votações serão possíveis após o Natal. "Vai ser um longo dezembro", acrescentou.

No lado dos correligionários do presidente Barack Obama, o ânimo não é muito melhor. "Penso que vai ser difícil conseguir fechar o acordo antes do Natal, mas pode ser feito", afirmou o líder da maioria no Senado, Harry Reid. O deputado Chris Van Hollen disse que é cada vez mais duvidoso que um plano possa ser adotado até o Natal. Segundo ele, os dois lados teriam que definir um arcabouço da legislação até o fim desta semana para que ela possa ser aprovada nas duas casas até o dia 25.