Título: Petrobras vê trava para biodiesel no NE
Autor: Santos, Chico
Fonte: Valor Econômico, 13/04/2007, Agronegócios, p. B12

O gerente de biocombustíveis da Petrobras, José Carlos Gameiro Miragaya, afirmou ao Valor que considera "mais adequado" que o percentual mínimo de compra de matéria-prima da agricultura familiar para que o produtor de biodiesel receba o Selo Combustível Social seja de 30% no Nordeste do país. A legislação estipula a taxa em 50%. "Não é que o outro [50%] seja errado ou certo. Acho que [30%] é mais fácil de conseguir". Mesmo assim, disse, a Petrobras poderá fazer novas unidades na região, além das três já previstas.

Para Miragaya, o percentual de 30% daria ao Nordeste igualdade de condições com Sul e Sudeste para disputar a atração de fábricas, já que este é o percentual exigido em ambas. No Norte e no Centro-Oeste, a exigência é de 10%. Nesses casos, contudo, o executivo considera a taxa adequada, por se tratarem de regiões com muito pouca ou nenhuma tradição de agricultura familiar.

As declarações de Miragaya foram feitas no começo da tarde de quarta-feira, no Rio, durante seminário sobre usos alternativos da soja, promovido pela Embrapa. Momentos antes, em palestra no mesmo evento, ele chegou a dizer que o percentual de 50% poderia estar servindo para afugentar plantas de biodiesel do Nordeste. Ao Valor, afirmou que se expressou mal e que, na sua opinião, o que precisa ser feito é dar tempo à agricultura familiar nordestina para que ela se estruture e possa atender a essa carga de 50%.

"A agricultura familiar [nordestina] precisa é de um trabalho de base maior, de um trabalho de desenvolvimento maior, para criar as condições necessárias pra atingir os 50%. E isso está sendo feito", esclareceu. Miragaya ressaltou que todas as unidades da Petrobras terão o Selo Combustível Social e que, portanto, a empresa respeitará os 50% do Nordeste.

As três primeiras unidades de biodiesel que serão construídas pela estatal ficarão no Ceará, na Bahia e em Minas Gerais. As três estão em áreas em que o percentual mínimo exigido para compra de matéria-prima da agricultura familiar é de 50%, uma vez que a mineira ficará em Montes Claros, na parte do Estado incluída no semi-árido nordestino. Segundo Miragaya, a escolha das três primeiras localizações procuraram atender ao projeto do presidente Lula de gerar emprego e renda.

Para atingir em 2011 a capacidade anual de produção de 855 milhões de litros de biodiesel previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Petrobras precisará construir mais seis unidades (684 milhões de litros de capacidade no total), uma vez que as três em construção produzirão 171 milhões.

Conforme Miragaya, as seis novas unidades - cada uma com capacidade para 113 mil toneladas -, ficarão em todas as regiões do país, inclusive no Nordeste. Ele disse, ainda, que algumas dessas plantas serão feitas em em parceria, outras não. Há vários locais em estudo, mantidos em sigilo porque ainda não foram submetidas à aprovação dos escalões superiores da estatal.