Título: Porto de Santos acelera obras do sistema viário
Autor: José Rodrigues
Fonte: Valor Econômico, 10/01/2005, Empresas & Tecnologia, p. B

O porto de Santos decidiu investir em obras de curta duração e respostas rápidas para o seu sistema viário, que se encontra caótico, enquanto aguarda o deslanche das vias perimetrais, projetadas há cerca de três anos, mas que não conseguem sair do papel. A contratação de empresa para fazer o projeto do impacto ambiental dessas vias enfrenta recursos de firmas perdedoras. Uma parte das obras será custeada com recursos próprios da Codesp, no valor de R$ 800 mil, enquanto outra será bancada pelo setor privado. A Rodrimar, operadora de contêineres e carga solta, vai aplicar R$ 300 mil. O Tecondi, que conta com terminal de contêineres na área, será outro parceiro da Codesp, com o desembolso de cerca de R$ 360 mil, incluídas algumas construções internas derivadas das inovações. As intervenções, já iniciadas, envolvem os sistemas rodoviário e ferroviário do porto, com alargamento de pistas, recapeamento asfáltico, transferência de linhas férreas e construção de uma variante para caminhões. Segundo o engenheiro Paulino Moreira da Silva Vicente, superintendente de infra-estrutura da Codesp, a principal intervenção será o remanejamento do canteiro central da pista denominada Retão da Alemoa, com 800 metros de extensão, que recebe os caminhões vindos do sistema Anchieta-Imigrantes. "Haverá quatro pistas de acesso ao porto e duas de saída, ao contrário das três existentes em cada lado, isso porque foi dimensionado que há mais lentidão no tráfego de chegada dos veículos." As intervenções custeadas pelo setor privado compreendem um trecho rodoviário de 700 metros de extensão, que será transformado em via expressa, em continuação ao Retão da Alemoa. As obras devem estar concluídas até o final de fevereiro.