Título: Prefeitura de SP terá ajuda de bombeiros em vistorias
Autor: Lima , Vandson
Fonte: Valor Econômico, 01/02/2013, Brasil, p. A3

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT), anunciaram ontem uma parceria entre Estado e município para fiscalizar as condições de segurança de locais de grande aglomeração na cidade, em especial casas noturnas. A medida emergencial visa, segundo os governantes, evitar que ocorram novas tragédias como a de Santa Maria (RS), que vitimou 235 pessoas.

O protocolo de cooperação assinado por Alckmin e Haddad, que se reuniram na sede da Prefeitura, prevê que o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar atue em conjunto com fiscais municipais em vistorias a casas noturnas, clubes, teatros, cinemas e auditórios da cidade. A presença do fiscal é necessária para, caso sejam encontradas irregularidades que coloquem em risco os frequentadores, o local seja interditado. A ideia é que todos os estabelecimentos sejam vistoriados até o início do Carnaval. "A prioridade é checar a segurança das casas", frisou Haddad. Questões burocráticas para a concessão de alvarás, segundo o prefeito, não serão o foco da parceria.

Outra medida a ser adotada em aproximadamente 15 dias é o anúncio de um novo convênio para a Operação Delegada, pela qual policiais militares prestam serviços em seus horários de folga às prefeituras. "Em São Paulo, a Operação Delegada vai mudar para melhor. O foco desse novo convênio será a vistoria de locais de reunião", afirmou Haddad. Hoje, esses policiais podem atuar apenas no combate ao comércio ilegal, no auxílio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e na fiscalização de áreas de manancial. Hoje, 3.600 policiais prestam serviços à Prefeitura de São Paulo e a nova leva de contratações deve contemplar também bombeiros.

Alckmin lembrou que esta é "a primeira ação conjunta entre Estado e capital para prevenir acidentes e preservar vidas" firmada depois da tragédia em Santa Maria. "